Coluna ADI 22/03/2024

Hidrogênio Renovável
A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) realiza na segunda-feira (25) a 2ª reunião da Frente Parlamentar do Hidrogênio Renovável. Coordenada pela deputada estadual Maria Victoria (PP), a Frente vai debater iniciativas que vêm sendo construídas pelo Governo do Estado e por entidades parceiras, a exemplo do Plano Estadual de Hidrogênio Renovável e as Rotas Estratégicas.

Fábrica de Ideias
A antiga fábrica da Ambev, no bairro Rebouças em Curitiba, vai se transformar em um centro voltado para a inovação, tecnologia e economia criativa. O governador Ratinho Junior (PSD) apresentou o projeto da Fábrica de Ideias, um hub de tecnologia que vai reunir empresas, startups e espaços de cultura e lazer, além de revitalizar o terreno histórico que fica no antigo polo industrial da cidade.

Contra a Corrupção
O corregedor-geral do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro Ivan Bonilha, foi palestrante do 5º Congresso Internacional de Controle e Luta Contra a Corrupção, realizado nesta semana, na cidade espanhola de Salamanca. Bonilha foi um dos palestrantes sobre ‘Direito das responsabilidades, falando sobre o tema Consensualismo: entre o interesse público e a corrupção’.

Saneamento
Maringá é a cidade com melhor saneamento básico do País, segundo a edição de 2024 do ranking do Instituto Trata Brasil. Paraná tem outras quatro cidades entre as mais bem ranqueadas do País: Cascavel em 9º, Ponta Grossa em 10º, Foz do Iguaçu em 13º e Londrina em 14º. São José dos Pinhais aparece em 21º e Curitiba em 22º.

Inteligentes
Três cidades paranaenses estão novamente na lista da Smart21 Communities, que seleciona anualmente as 21 comunidades mais inteligentes do mundo. Curitiba, Ponta Grossa e Assaí são as únicas cidades da América do Sul presentes no ranking. As outras ficam nos EUA, Canadá, Austrália, Espanha, Turquia e Taiwan. O anúncio foi feito na conclusão da conferência Cidades Inteligentes e Comunidades Inteligentes em Taipei (Taiwan).

Data marcada
O TRE marcou o julgamento do senador Sérgio Moro (União Brasil) para o dia 1º de abril. Nessa data, o plenário vai julgar duas ações de investigação judicial eleitoral nas quais Moro é acusado de abuso de poder econômico na eleição de 2022. Se os magistrados acompanharem o parecer do Ministério Público Eleitoral, Moro perde a cadeira no Senado.

Ministros
Nos últimos dias, o Paraná recebeu a visita da ministra Marina Silva (Meio Ambiente), Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Camilo Santana (Educação) e Wellington Dias  (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome). Tudo indica que tem a ver com as definições políticas da Frente Ampla (PT, PV, PCdoB, PDT, PSB, Rede e Psol).

Eleição
Projeto de resolução apresentado pelo deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSD) muda as regras da eleição da direção executiva da Assembleia Legislativa. A proposta acaba com a reeleição no mesmo cargo e determina que a eleição para cada cargo da Mesa será de forma separada. Segundo o projeto, a eleição para presidente será feita, obrigatoriamente, pelo processo nominal, exigindo maioria absoluta de votos em primeiro escrutínio, e maioria simples em segundo escrutínio.

Contas
Os vereadores aprovaram por unanimidade as contas do prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos (PSC) referente a 2021. O Tribunal de Contas julgou as contas regulares sem ressalvas. A análise das contas é feita pelo TCE e depois um parecer prévio é encaminhado para a Câmara.

Mais Ideb
O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu aprovou mais um projeto da Itaipu Binacional. A secretária de Educação e Cultura de Santa Helena, Ana Paula da Silva, que ajudou na elaboração do projeto Mais Ideb, destacou a importância do projeto de R$ 24 milhões custeado pela Itaipu e desenvolvido em parceria com o conselho dos lindeiros.

Mais que Energia
O diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, relatou que a binacional já repassou R$ 3,2 bilhões em convênios com 434 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul. “Cada Estado pode ter um grupo de governança para acompanhar as políticas públicas desenvolvidas pelo governo federal naquela região, o símbolo deste convênio é dar continuidade ao Itaipu Mais que Energia”.

Amocentro
O prefeito de Novas Tebas, Clodoaldo Fernandes dos Santos (PL) foi eleito presidente da Amocentro (Associação dos Municípios do Centro do Paraná). O prefeito José Carlos Corona (Manoel Ribas) é o vice-presidente; Maicol Callegari Barbosa (Pitanga) é o secretário e Jerônimo Gadens do Rosário (Turvo), tesoureiro. O Conselho Fiscal é formado pelos prefeitos Edelir de Jesus Ribeiro da Silva (Mato Rico), Oscar Delgado (Santa Maria do Oeste) e Renan Romanichen (Cândido de Abreu). Os suplentes são os prefeitos Vivaldo Moreira (Roncador), Airton Agnolin (Nova Cantu) e Edson Hoffmann (Boa Ventura do São Roque).

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.