Coluna ADI 13/04/2024

Melhor do mundo
O Paraná está na disputa para conquistar novamente o título de melhor queijo do mundo com a Cooperativa Witmarsum, que participa com nove rótulos no prestigioso Mundial do Queijo. O evento, que acontece em São Paulo de 11 a 14 de outubro, atrai aproximadamente 2 mil produtores de diversas nacionalidades.

Na presidência
A diretora-executiva da De Paula Contadores, Elizangela de Paula Kuhn, foi eleita presidente do GBrasil, o maior grupo de empresas contábeis do país para o biênio 2024–2026. Nascida em Foz do Iguaçu, contadora e advogada, Elisângela é a primeira mulher a assumir a presidência do grupo desde sua criação, em 1996.

Inovação e sustentabilidade
Pelo segundo ano, o Paraná foi considerado o estado mais inovador e sustentável do Brasil pelo ranking da consultoria Bright Cities. O estudo classificou dez cidades paranaenses no ranking das 100 melhores do Brasil, dentre elas três da região Oeste: Cascavel (41ª), Toledo (54ª) e Foz do Iguaçu (77ª). Na lista estão ainda Curitiba (9ª), Maringá (12ª), Londrina (22ª), Umuarama (23ª), Pinhais (40ª), Arapongas (83ª) e Campo Largo (94ª). O Paraná obteve avaliação de 6,31, seguido por São Paulo, com 6,17 e Santa Catarina, com 5,95.

Restaurantes
As prefeituras de Palmas e Pato Branco abriram licitação para a construção de restaurantes populares nas duas cidades. Em Pato Branco, o investimento previsto é de R$ 4,8 milhões e em Palmas, a prefeitura desapropriou uma área por R$ 1 milhão, o que estrilou a oposição ao prefeito Dr. Kosmo (PSD) na Câmara de Vereadores.

Mobilização
O deputado Anibelli Neto (MDB) apresentou projeto de lei que institui no Paraná a Semana Estadual de Mobilização e Incentivo à Frequência e Combate à Evasão Escolar. “O projeto foi inspirado em uma ação do Colégio Estadual do Campo Ilha Rasa, de Guaraqueçaba. Na escola, a “Semana D – Frequência Escolar” de 8 a 12 de abril contou com atividades extracurriculares que mobilizaram os estudantes com campeonatos de xadrez, de matemática e vôlei, além de concurso de fotografia.

Destaque
A UFPR foi reconhecida mais uma vez como uma das melhores universidades do mundo, de acordo com a 20ª edição do QS World University Rankings (2024): Top global universities. Entre todas as universidades públicas e privadas brasileiras, listadas pelo ranking, a UFPR ocupa a 9ª posição. “Esse reconhecimento ressalta o compromisso da UFPR com a qualidade acadêmica e a excelência no ensino, pesquisa e extensão.”, disse o reitor Ricardo Fonseca,

Concurso público
Pelo menos 12 concursos públicos e processos seletivos estão com inscrições abertas no Paraná, com mais de 530 vagas disponíveis em diversas áreas para nível fundamental, médio, técnico e superior de escolaridade. O PCI Concursos disponibiliza gratuitamente os editais.

Sogro do presidente
O pai da primeira-dama do país Janja Silva, José Clóvis da Silva, morreu essa semana em Curitiba, aos 83 anos, por falência de múltiplos órgãos. O comerciante aposentado estava internado no Hospital Evangélico Mackenzie. Por meio de uma nota de pesar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a morte e pediu privacidade para a família.

Comércio paranaense
O comércio no Paraná teve um crescimento de 6,9% no primeiro bimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o melhor resultado da Região Sul.

Suspensão
As cirurgias eletivas, realizadas pelo sistema de saúde pública do Paraná, podem ser temporariamente suspensas. A medida, em análise pelo governo estadual, se dá por conta da alta demanda gerada pelos casos de dengue e de doenças respiratórias nas últimas semanas.

Mutirão
Cerca de mil empregados de várias unidades da Sanepar vão participar neste sábado (13) de um mutirão de combate à dengue em 30 cidades do Paraná. A iniciativa faz parte de uma série de ações da Sanepar para ajudar a diminuir os focos do mosquito transmissor e, consequentemente, reduzir a proliferação da doença.

Etanol
A produção de etanol no Brasil poderá ultrapassar 34 bilhões de litros na safra 2023/24, a maior parte (82%) oriunda da cana-de-açúcar, embora a produção a partir do milho esteja em crescimento. O Paraná responde por 1,25 bilhão de litros na safra atual, mas com tendência a aumentar. A informação é do Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 5 a 11 de abril.

Transporte de cargas
A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio de seu Conselho Temático de Infraestrutura, promove uma reunião na próxima segunda-feira (15), às 14 horas, no Campus da Indústria, em Curitiba, para debater o panorama atual, desafios e oportunidades do transporte de cargas por ferrovias.

Transporte de cargas II
A reunião faz parte de uma mobilização que a Fiep iniciou neste mês para discutir em profundidade, com participação dos diferentes atores envolvidos, as condições da infraestrutura logística utilizada pelo setor produtivo paranaense.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.