Coluna ADI 10/04/2024

Missão
O governador Ratinho Júnior (PSD) estará fora do país entre os dias 11 e 16 de abril liderando uma missão governamental na Índia e nos Emirados Árabes Unidos. Na Índia, Ratinho Junior tem encontros com executivos  e agendas com ministros do país. A viagem é organizada pela Invest Paraná, agência de atração de investimentos vinculada à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços.

Polo de inovação
Ratinho Júnior destacou que o Estado investe para se tornar o grande polo de inovação no Brasil e um berçário de profissionais do setor de tecnologia, a exemplo do que a Índia é para o mundo. Por isso a importância da aproximação com o mercado de tecnologia e inovação indiano além de destaque na produção de eletroeletrônicos, produtos agroindustriais e de biotecnologia.

Lottopar
Termina nesta quarta-feira (10) o prazo para que as empresas interessadas se inscrevam no edital da Lottopar para atuação em quatro modalidades lotéricas que são exploradas apenas pela loteria federal. O Edital pode ser consultado no endereço www.lottopar.pr.gov.br, no Portal de Compras do Estado do Paraná e no Portal de Transparência do Estado do Paraná.

Câmeras
A Polícia Militar do Paraná (PM-PR) começou um teste operacional com câmeras corporais nesta semana. Os 300 equipamentos em teste foram distribuídos para: Curitiba, Cascavel, Maringá, Londrina, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo e Paranaguá.

Gabaritos
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) disponibilizou os gabaritos preliminares das provas do concurso público promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná. Os gabaritos poderão ser acessados por meio do site da instituição (https://conhecimento.fgv.br/concursos/alep24).

Prova no domingo
O Governo do Paraná divulgou os locais de prova e ensalamento da Prova Objetiva do Concurso Público para Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE). A prova está marcada para o próximo domingo (14). O candidato pode consultar seu local de prova no portal oficial do certame.

Meia volta
A Justiça Federal voltou atrás e derrubou a isenção em vigor desde 23 de março aos moradores do bairro Marques dos Reis, em Jacarezinho, da cobrança do pedágio entre a BR-369 e a BR-153. Na praça, a tarifa para carros, caminhonetes e furgões é de R$ 12. Caminhões leves e ônibus, entre outros tipos de veículos, pagam R$ 24.

Pré-candidatos
Até o momento, a disputa à prefeitura de Curitiba reúne nove nomes: Eduardo Pimentel (PSD), Ney Leprevost (União Brasil), Maria  Victoria  (PP),  Luciano  Ducci  (PSB), Goura  (PDT), Luizão  Goulart  (SD), Beto Richa  (PSDB), Deltan  Dallagnol (Novo)  e  Cristina Graeml (PMB).

Regulariza
O TRE informou que o Paraná tem 190 mil pessoas com o título cancelado. Os eleitores devem regularizar a situação até o dia 8 de maio, em 28 Fóruns Eleitorais do estado. Ao todo, são mais de 8,5 milhões de eleitores no Paraná. O prazo para regularizar a situação pela internet encerrou na segunda-feira (8). Agora, o atendimento é presencial nos cartórios eleitorais.

Prorrogado
O Governo do Estado do Paraná prorrogou o prazo de adesão ao Parcelamento Incentivado instituído pela Lei nº 20.946/2021, tendo como prazo para adesão das empresas o período entre 10 de abril/24 a 26 de setembro de 2024.  O referido parcelamento diz respeito ao ICMS, ICMS-ST e ITCMD, de fatos geradores que ocorreram até 31/07/2023, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, mesmo que já ajuizados.

Recorde PIX
O Banco Central informou que as transações via Pix bateram um novo recorde na última sexta, com 201,6 milhões de operações realizadas em um único dia. O valor superou o recorde anterior, de 178,7 milhões de transações, registrado em 6 de março.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.