Projeto prevê recuperação de 20 nascentes em Janiópolis

A Prefeitura de Janiópolis iniciou a recuperação de nascentes em várias localidades. A ação se dá através de  contrapartida a um projeto liberado pelo Programa Itaipu Mais que Energia, que destinará R$ 2 milhões para pavimentação asfáltica. De acordo com a contrapartida, o Município terá que recuperar 20 nascentes.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

Também conhecidas como olho d’água, mina d’água, fio d’água, as nascentes são fontes de água que surgem em determinados locais da superfície do solo e são facilmente encontradas no meio rural.

Elas correspondem ao local onde se inicia um curso de água (rio, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno. São de vital importância no meio rural, pois elas servem para abastecer represas, saciar a sede dos animais e oferecem suporte à irrigação das lavouras.

SIGA- NOS NO INSTAGRAM

A recuperação é necessária quando essas secam, ou são assoreadas naturalmente por conta de sedimentos trazidos pelo próprio desaguar dos aquíferos, transformando a nascente em um lamaçal.

Num primeiro momento, a equipe identifica o tipo da nascente, depois realiza a proteção, faz a limpeza da área para que nada bloqueie o caminho da água e garanta a saúde da nascente. Também é feito um trabalho para a retirada de folhas, raízes, plantas invasoras e da terra que desliza de encostas e barrancos. Em seguida é feita a conservação do solo para evitar a erosão hídrica.

Das 20 minas programadas, 11 já foram recuperadas. Entre elas estão nas propriedades de Jaqueline Sercundes, João Monteiro, Senhor Domingos na São Marcos, Jerry Barros Freire, Zé do Bráz, Léo, Sérgio Amaral, Isabel Dionísio, Solon Barbosa e Manuel Gomes Preto.

O prefeito Ismael Dezanoski cita que a recuperação das nascentes será realizada também em outras propriedades, através da equipe responsável é formada por Marcos Aurélio Sobczak – Marcão, Valdevino Nascimento – Vardo e Milton Nunes – Brinquinho.