Professores participaram de capacitação em primeiros socorros em Moreira Sales

Professores da Rede Municipal de Ensino de Moreira Sales, participaram nesta quinta-feira, dia 02, de um importante curso de capacitação em primeiros socorros. As atividades que fazem parte da Lei Lucas, aconteceram na Associação dos Servidores Municipais.

O prefeito Rafael Bolacha esteve presente e destacou que a capacitação objetiva possibilitar que os profissionais da educação consigam agir em emergências enquanto a assistência médica especializada é providenciada.

A secretária de Educação do município, Eugênia Viotto, cita que o treinamento é dos mais importantes, objetivando proteger as crianças de acidentes comuns que podem ocorrer no ambiente escolar. “Sem dúvida, com esse treinamento, os professores se sentem mais habilitados para estarem em sala de aula e prestar os primeiros atendimentos necessários em relação a qualquer evento que possa vir a ocorrer”, comenta ela.

A Lei Lucas exige que escolas e entidades assistenciais do município ensinem aos alunos a maneira correta e segura para lidar com situações de emergências que exigem intervenções rápidas, além da capacitação de professores e profissionais de toda a rede de educação para o curso em primeiros socorros.

LEI LUCAS: – O nome da lei é para representar um garoto, morador de Campinas, de apenas 10 anos que em 2017 engasgou com uma salsicha de um cachorro quente durante um passeio escolar.

O resgate chegou em oito minutos, mas não conseguiu reanimar o menino. Entre as pessoas presentes no local, ninguém soube fazer os procedimentos de primeiros socorros e Lucas faleceu.

Depois disso, familiares foram procurar os direitos e descobriram que não era obrigatório o curso de primeiros socorros dentro do ambiente pedagógico e desde então, lutaram para implantar a Lei Lucas em todas as cidades do país para prevenir mais acidentes com crianças.