Moreira Sales: tudo certo para o início do Censo na segunda-feira

Recenseadores de Moreira Sales estão apostos para os trabalhos que se iniciam nesta segunda-feira, dia 1º de agosto. Trata-se do Centro 2022, quando a população urbana e rural do município começa a ser contada.

Esta ação ocorrerá simultaneamente em todos os municípios do país e é fundamental para atualizar as informações sobre as condições de vida da população.

A partir dessas informações, municípios, estados e a união garantem, por exemplo, uma base de dados confiáveis e atualizados para a elaboração das políticas públicas.

Para a grande maioria dos entrevistados a conversa deve ser muito rápida; não deve chegar a cinco minutos de duração. Essa conversa pode ocorrer no portão da residência, sem a necessidade de receber o recenseador em casa.

Todos os recenseadores estarão devidamente identificados com colete, crachá de identificação com foto e carregarão um dispositivo móvel azul (semelhante a um celular) onde registrará todas as informações coletadas, também é possível identificar os recenseadores pela foto da equipe divulgada no site.

O papel dos recenseadores é de apenas coletar as informações fornecidas pelos moradores: não há qualquer atuação de fiscalização ou de julgamento sobre as respostas sigilosas fornecidas pelo morador.