Moreira Sales: a importância do trabalho das barreiras sanitárias na prevenção contra o COVID-19

Com a chegada da pandemia no Brasil, em meados do mês de Março, o município de Moreira Sales, seguindo as recomendações do Governo do Estado, estabeleceu por meio do Decreto n° 1751/2020, o funcionamento das barreiras sanitárias nas entradas do município e do distrito de Paraná do Oeste, entre outras medidas proteção e combate.

Desde o primeiro dia de funcionamento, em 24 de março, até o dia 19 de maio, foram realizadas mais de 14 mil abordagens, o que totaliza uma média de 252 por dia. A medida serve para orientar todos aqueles que entram e saem do município, notificando ao todo 644 pessoas que permaneceram em isolamento social por 07 ou 15 dias, de acordo com os sintomas ou cidade em que estavam.

As barreiras contam com a participação dos funcionários do Pátio Municipal e outros servidores de departamentos que foram paralisados, que foram remanejados para a realização do trabalho nas barreiras.

O prefeito Rafael Bolacha explica que as barreiras são a primeira etapa do serviço de prevenção ao vírus COVID-19: ‘‘A barreira é muito importante para orientação dos viajantes em relação ao que o decreto estabelece, principalmente, no que tange ao isolamento social de 15 dias. Além das orientações sobre sinais e sintomas do vírus COVID-19, nos casos dos cidadãos que apresentam sintomas, uma notificação é realizada e repassada à Secretaria de Saúde’’, disse, reforçando que na abordagem também são coletados dados dos viajantes para que ocorra uma rastreabilidade eficaz e rápida em caso de confirmação de casos suspeitos.

O chefe das barreiras, Adão Coutinho, reafirmou que o serviço tem sido importante para a prevenção do vírus no município: “Graças ao empenho de cada servidor e o trabalho realizado com o apoio da Secretaria de Saúde, temos conseguidos bons êxitos, orientando e prevenindo a entrada do vírus Corona em Moreira Sales”, destacou.

A Secretária de Saúde, Roberta Carpiné, ressalta a importância das estratégias focadas na abordagem das pessoas, caso venham a necessitar de atendimento médico nas unidades de saúde locais: “Estamos com nosso Centro de Saúde e Unidades Básicas com funcionamento e equipamentos de proteção reforçados. As medidas emergenciais, para preservar vidas, é parte das nossas estratégias no combate ao vírus corona”.

Até esta terça-feira, 19, o município contabilizava 13 casos em monitoramento, 11 descartados, 01 caso aguardando resultado e 03 casos negativos por exame. Nenhum caso ou óbito foram registrados.

Fonte: Município de Moreira Sales

 

3 thoughts on “Moreira Sales: a importância do trabalho das barreiras sanitárias na prevenção contra o COVID-19

Deixe um comentário