Janiópolis vai realizar mutirões de oftalmologia: ação começa 6ª feira

A Prefeitura de Janiópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará mutirões para atender as pessoas que precisam de atendimento na área. Estão previstos atendimentos para a população em geral e também para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

Conforme a secretária de Saúde, Mônica Regina Souza, na próxima sexta-feira (14/10) será realizado mutirão para atender pessoas que estão na fila de espera. Será na sede da Secretaria Municipal de Saúde, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas. Mais informações com os Agentes Comunitários de Saúde.

NA EDUCAÇÃO: – No dia 19 de outubro será realizado um mutirão de consultas oftalmológicas para os alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação, que foram selecionados pelos professores e pedagogas.

Conforme a secretária de Educação, Ângela Aparecida Girardo Rocha, “essa ação é de extrema importância para o bom desempenho e desenvolvimento dos alunos no ambiente escolar e para aumentar a qualidade de vida dessas crianças, que muitas vezes não sabem que têm dificuldades visuais”. Ela acrescenta que a iniciativa transforma a vida dos alunos, principalmente das crianças que estão em processo de alfabetização.

Será montado um consultório em uma das salas da Secretaria Municipal de Educação, com equipamentos médicos portáteis que serão levados pelos profissionais de saúde, para que os alunos passem por consulta médica e façam exames oftalmológicos.

Essa ação é resultado de parceria entre as secretarias de Saúde e Educação do Município. No evento, serão realizados exames de acuidade visual, teste de daltonismo, consultas, exames oftalmológicos, visando a prevenção à baixa visão e à promoção de hábitos saudáveis voltados para educação, articulada de forma intersetorial.

Os atendimentos serão realizados na Secretaria Municipal de Educação (próximo a Estádio), no dia 19 de outubro (quarta-feira), das 8 às 12 e das 13 as 17 horas. Para o atendimento é necessário apresentação do Cartão SUS e Certidão de Nascimento.

Não tem obrigatoriedade em adquirir óculos e se necessário, os alunos são encaminhados para atendimento/tratamento ambulatorial de serviços especializados.

OBS: A Escola estará realizando uma escala para atendimento dos alunos selecionados, pedimos que os pais ou responsáveis acompanhem seu filho (lha), no horário marcado. Haverá aula normalmente e os alunos aguardarão seus pais virem acompanhar os mesmos até a consulta. “Contando com a compreensão e atenção de todos agradecemos”.