Copacol: piscicultores recebem outorga de direito de uso d’água

Desde 2017 trabalhando com piscicultura o produtor Pedro Avancini, de Nova Aurora, viu na atividade mais uma chance de diversificação no campo, oportunidade proporcionada pela Copacol. Com produtor e Cooperativa trabalhando lado a lado diversas conquistas foram alcançadas. Uma delas foi a entrega da outorga de direito de uso d’água. “Esse documento dá uma segurança muito maior para nós produzirmos. Estou há cinco anos na atividade e agora com a outorga temos mais certeza. E a Copacol estar do nosso lado nesse processo foi muito importante, pois facilitou muito para todos nós produtores. Sem a Cooperativa teria sido quase impossível conseguir”.

O documento foi entregue para 128 produtores integrados da Copacol que utilizam a Bacia do Rio Central Jesuítas. “Agora o produtor terá muito mais segurança no momento da produção. Esta é uma demanda antiga que estávamos há quatro anos trabalhando para conquistar. É uma alegria para eles e também para nós como Cooperativa proporcionar isso aos nossos integrados”, afirma o gerente da Integração de Peixes, Nestor Braun.

A entrega foi feita em uma solenidade que reuniu produtores e autoridades. Quem esteve presente para entregar o documento aos piscicultores foi o diretor-presidente do IAT (Instituto Água e Terra), José Volnei Bisognin. “Este é um documento muito importante e é uma alegria para nós podermos entregar para estes produtores. Foram muitas conversas e todos contribuíram para chegarmos até este momento, garantindo mais segurança para estes piscicultores e para que eles continuam produzindo de forma sustentável”, diz.

Além do presidente do IAT, participaram da solenidade a gerente de Outorga da entidade, Natasha Hessel Góes; a diretora de Licenciamento e Outorga, Ivonete Coelho da Silva Chaves; a chefe de Demanda e Disponibilidade Hídrica, Glaúcia Tavares Paes de Assis; e chefes das Regionais do IAT de Cascavel e Toledo.

COOPERAÇÃO E SEGURANÇA: – Outro produtor que obteve o documento foi Renato da Silva Tonelli, de Jesuítas. “Para nós isso é algo muito importante. É uma segurança a mais que garante que nós sigamos na atividade. E isso mostra que todo o trabalho diário e sério que fazemos de cuidados com o meio ambiente no campo é reconhecido”.

E esta preocupação da Cooperativa com a questão ambiental sempre foi muito presente. A Copacol possui uma área de reflorestamento que totaliza 7.000 hectares de eucalipto, que geram oxigênio limpo e produzem insumos para as atividades, além de tratar diariamente 25 mil metros cúbicos de água. “Essas outorgas vêm para reiterar que nós produzimos com práticas sustentáveis, cuidando do local e dos recursos naturais onde estamos para garantir longevidade às atividades e prosperidade para as gerações futuras”, destaca o gerente de Meio Ambiente da Copacol, Celso Brasil.

Além disso, garantir que o produtor tenha as melhores condições para a produção sempre foi uma premissa para a Cooperativa. “Agora nossos piscicultores terão essa segurança a mais para continuar com a atividade. É uma alegria para nós proporcionarmos mais essa conquista para os nossos cooperados”, destaca o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.