Alerta: no período chuvoso, cuidados com a dengue devem ser redobrados

O período chuvoso dos últimos dias, aliado às temperaturas mais quentes, tem sido propicio para o aparecimento e proliferação de focos do mosquito transmissor da dengue.
Por conta disso, a Secretaria de Saúde de Janiópolis, através dos agentes de endemias, alerta à população sobre os cuidados que devem ser tomados principalmente por conta do clima e do período de chuvas.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

De acordo com as informações, o mosquito além de transmissor da dengue, é também causador das doenças de febre amarela, zika e chikungunya. “Daí a razão da nossa preocupação”, cita a secretária Mônica Souza.
Apesar da cidade não ter nenhum caso e nem mesmo notificações, o alerta da Secretaria de Saúde é válido, para que a comunidade possa estar atenta e promovendo todos os cuidados necessários.
“Nós precisamos estar atentos e se cada um fizer a sua parte a gente consegue vencer essa luta”, destaca a secretária, pedindo o apoio de toda a população, acrescentando que os cuidados devem ser mantidos especialmente nestes dias de chuva e também de calor.
Entre as orientações repassadas, estão as de manter as calhas limpas; colocar garrafas de vidro vazias sempre viradas de cabeça para baixo; deixar as lixeiras bem tampadas e os ralos limpos, com tela protetora.
É importante também, manter o quintal limpo; verificar, regularmente, os vasos de planta; cobrir, corretamente, as caixas d’água; limpar bem as vasilhas dos animais de estimação e fechar ralos pouco usados com plástico ou jogar água sanitária nesses locais, duas vezes por semana.