Goioerê não tem novos casos de dengue, mas mosquito “não tem férias”

Há algumas semanas a cidade de Goioerê não registra novos casos de dengue. No entanto, a Vigilância Sanitária alerta para os cuidados diários, uma vez que o mosquito transmissor da doença não tem férias.

No último ano epidemiológico, Goioerê passou por uma grande epidemia da doença, com centenas de casos confirmados. Não houve mortes, segundo a Secretaria de Saúde.

Ana Flávia Costa, diretora da Vigilância Sanitária, cita que mesmo que a cidade não tenha registrados novos casos da doença, é importante manter a vigilância, para que as férias não sejam uma aliada do mosquito transmissor da dengue.

Ela cita que nessa época do ano é necessário fazer a famosa “faxina de férias”, verificando todos os locais que sejam possíveis depósitos de água para evitar que o mosquito transmissor se desenvolva.

PARANÁ: – A Secretaria de Estado da Saúde divulgou na semana passada, o último boletim epidemiológico da dengue do ano. De acordo com o boletim o Paraná registrou 126 novos casos da doença e mais 2.190 notificações, em relação ao boletim anterior. Desde o início do atual período sazonal da doença, o Estado soma três mortes, 2.002 casos confirmados, 6.024 em investigação e 28.279 notificações.

Dos 348 municípios com notificações, 191 tiveram casos confirmados e 167 registraram autoctonia, quando a dengue é contraída na cidade de residência. O mosquito Aedes aegypti também é responsável, além da dengue, pela transmissão da zika e chikungunya.