Copacol: mais de 2 mil cooperados acompanham Seminário Técnico da Soja

Depois de mais de dois anos sem a realização de eventos presenciais, o CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) voltou a promover o Seminário Técnico da Soja. As sucessivas adversidades climáticas têm aumentado os desafios a campo para garantir elevadas produtividades, por isso, o preparo neste momento é fundamental.

Com o intuito de levar as orientações sobre os resultados em pesquisas, os encontros foram realizados em 16 unidades do Oeste e Sudoeste do Paraná. Foram mais de 2 mil participantes, que receberam conhecimento para iniciar o próximo ciclo de plantio. “Por onde passamos percebemos que o público aumentou. Em nossa Cooperativa, o Sudoeste, por exemplo, é uma região nova e tem todo o potencial para grandes rendimentos. É perceptível o engajamento dos cooperados nas nossas reuniões”, comenta o engenheiro agrônomo e pesquisador, João Maurício Roy.

Ao todo, a área de atuação da Cooperativa é formada por 250 mil hectares, onde os produtores rurais contam com avançada tecnologia, pesquisa de ponta e orientação técnica atualizada para o bom desempenho das safras.

Um dos importantes meios que garante a qualidade produtiva da soja é a prevenção de pragas e o controle das doenças da planta. O seminário orienta sobre o manejo para garantir o bom desempenho do produto e facilitar o trabalho no campo. “São ações que impactam a competitividade da cadeia da soja e garantem a qualidade dos grãos. Com aplicações adequadas e no momento certo teremos a garantia de um produto final mais satisfatório”, explica Roy.

Foram apresentadas amostras de pesquisas feitas em diferentes estações experimentais, desde aplicação de calagem, adubação, inseticidas e fungicidas. Além disso, estratégias de manejo, qualidade de sementes, bem como a época ideal de plantio foram temas debatidos. “Todos os produtos são testados no CPA para analisarmos a eficiência dos componentes: isso nos dá segurança. Estamos sempre acompanhado os resultados para implantar a campo com segurança. Isso contribui muito para alcançarmos maior produtividade com rentabilidade”, complementa o agricultor, cooperado Sidney Polato.

As rodadas do Seminário Técnico foram realizadas em Cafelândia, Central Santa Cruz, Capanema, Bom Princípio, Iracema do Oeste, Jesuítas, Jotaesse, Nova Aurora, Pérola do Oeste, Formosa do Oeste, Goioerê, Melissa, Palmitolândia, Palmitópolis, Planalto e Pranchita. “O CPA é uma referência em todo o Brasil para verificação de produtos e estudos. É dele que partem as recomendações para que tenhamos excelentes resultados. Os grãos são fundamentais para nossas integrações, por isso, investimentos em pesquisa para superarmos momentos desafiadores como estes”, afirma o diretor-presidente, Valter Pitol.