Senai no Paraná é referência em consultorias em tecnologia BIM

A tecnologia Building Information Modeling (BIM) tem sido cada vez mais utilizada em projetos de engenharia no Brasil, pois oferece uma simulação do ambiente construído, dos custos e cronograma de execução, permitindo um planejamento mais eficiente da obra. Muitas empresas e instituições têm procurado consultorias para a utilização do BIM, como é o caso da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), que recorreu à expertise do Senai no Paraná para implementar o uso dessa tecnologia.

 

Por meio de uma consultoria do Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Construção Civil, localizado em Ponta Grossa, está sendo desenvolvido e implementado o projeto da nova torre de controle do Aeroporto de Bacacheri, em Curitiba. “Como essa é uma área de pesquisa contemplada pelo IST, nada mais justo do que contribuirmos com a transferência desse conhecimento para outras empresas e instituições”, afirma Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep.

 

O chefe do setor de Tecnologia da Construção da Divisão de Infraestrutura da CISCEA, Carlos Alexandre Dias, explica que, na construção da nova torre, o Senai continuará prestando consultoria, com acompanhamento e fiscalização da obra. “Além disso, a parceria com o IST possibilitou a elaboração de um roadmap com horizonte até 2028, com um plano de implantação da tecnologia BIM em outros projetos”, explica.

 

Residência BIM – Por meio deum programa teórico-prático do IST em Construção Civil denominado Residência BIM, empresas da construção civil poderão ter acesso a aplicações da tecnologia. O programa será dividido em dois módulos, indo do projeto piloto até a implantação. Para isso, serão selecionados oito profissionais graduadosnas áreas de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção), que irão se especializar na tecnologia BIM durante a residência, que pode durar de 8 a 24 meses.

 

As empresas interessadasdeverão passar por um processo de análise e seleção. Oedital do programa está disponível em senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/nossarede/construcaocivil.

One thought on “Senai no Paraná é referência em consultorias em tecnologia BIM

Deixe um comentário