Pato Branco é destaque nacional em Cidades Excelentes

Pato Branco é mais uma vez destaque em excelência, conquistando o 1º lugar na categoria Infraestrutura e Mobilidade, entre os municípios de 30 a 100 mil habitantes, no Prêmio Band Cidades Excelente, fase nacional. O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, recebeu o prêmio na noite desta quarta-feira (30), em Brasília. Competiram com Pato Branco os municípios Pará de Minas (MG) e São João da Boa Vista (SP).

“Pato Branco avançou muito nos últimos dois anos. São diversos projetos sendo desenvolvidos em todas as áreas que melhoram diariamente a nossa cidade, a vida do pato-branquense. Esse prêmio é resultado dos esforços de toda a gestão, que trabalha unida no desenvolvimento do município. Somos uma cidade excelente, que pensa no presente e no futuro da nossa população”, destaca o prefeito.

O município foi avaliado a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e em Sustentabilidade. Pato Branco totalizou 91 pontos em infraestrutura e mobilidade, tendo o projeto Pato Rotas no Campo, que gera código eletrônico (como um CEP) para propriedades rurais do município, citado como destaque no pilar.

“Um projeto desenvolvido em parceria entre as equipes das Secretarias de Agricultura e Ciência, Tecnologia e Inovação, que melhorou a qualidade de vida dos nossos produtores rurais, acelerando os atendimentos emergenciais em saúde, segurança e, também, acelerando a entregas de encomendas. É um projeto que amplia o desenvolvimento de todo o nosso município”, pontua o prefeito. O projeto conta também com a contribuição do vereador Eduardo Dala Costa, por meio do projeto de lei nº 5887/2021.

O Prêmio Band Cidades Excelente é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação com o Instituto Aquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.

O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além de projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio. A plataforma é estruturada com base em inteligência artificial que consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.

Em nível estadual, Pato Branco, conquistou, no início de novembro, duas premiações, 1º lugar na categoria Infraestrutura e Mobilidade, entre os municípios de 30 a 100 mil habitantes e, consagrou-se a grande campeã estadual na categoria entre 30 a 100 mil habitantes, nos 5 pilares estruturantes.

“Essas conquistas são de todos os pato-branquenses, de todos os gestores que passaram pelo executivo, que trabalharam para que o nosso município se desenvolvesse dia a dia. Somos referência em diversos setores. Conectamos a região sudoeste com grandes centros e estamos trabalhando cada vez mais, com projetos e estratégias que valorizam toda a sociedade pato-branquense”, conclui o prefeito.