Coluna ADI Paraná
Concurso do IAP
Assessoria/Divulgação
foto do deputado Hussein Bakri e secretário Márcio Nunes (Foto: Assessoria/Divulgação)

O deputado Hussein Bakri (PSD) adianta que o concurso público do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) será o primeiro da história do órgão criado em 1992 e que teve o quadro de pessoal severamente reduzido ao longo dos anos. “Eu sempre uso um exemplo bastante emblemático: um posto de gasolina não pode ficar esperando dois anos por uma autorização ambiental para funcionar. Essa resposta precisa ser dada de forma rápida, seja ela sim ou não. Essa contratação vai agilizar os processos do IAP, unindo fiscalização ambiental rigorosa e, ao mesmo tempo, desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda”, afirmou.

Sem essa

“O maior porto seco da América Latina está no Paraná. Os Correios fazem toda sua parte operacional da região no Paraná. O estado tem o segundo maior porto do Brasil e a tríplice fronteira. Por que a superintendência não ficar no Paraná?”, questionou o deputado Sérgio Souza (MDB), presidente da Comissão de Finanças da Câmara de Deputados, sobre a proposta do governo de fechar a superintendência da Receita Federal em Curitiba 

Parceria

O secretário Ney Leprevost (Justiça, Família e Trabalho) e o prefeito Chico Brasileiro (PSD), lançam na quarta-feira (11) o programa Paraná Serviços - aplicativo que está revolucionando a intermediação de serviços autônomos - em Foz do Iguaçu. 

Miss Paraná

Foz do Iguaçu vai sediar em 30 de setembro a edição 2019 do concurso Miss Paraná e a festa será transmitida ao vivo pela TV e Rádio Paraná Turismo. O martelo foi batido reunião do prefeito Chico Brasileiro com o secretário Hudson José (Comunicação e Cultura).

Legítima defesa

O deputado Pedro Lupion (DEM-PR) deu parecer favorável, da PEC que acrescenta a legítima defesa aos direitos fundamentais na Constituição. "A Câmara precisa deliberar sobre tema tão relevante para o cidadão de bem, principalmente no campo”, afirmou Lupion. Ele acredita que a proposta garante resolver as questões que envolvem posse e porte de arma no Brasil. A proposta precisa ser aprovada na CCJ, em duas votações no legislativo e no Senado e do voto favorável de 3/5 dos parlamentares.

Tarifa diferenciada

A Câmara Municipal de Curitiba vota na segunda-feira, 9, a proposta do vereador Bruno Pessuti (PSD) que prevê a implantação do bilhete único e da tarifa diferenciada no transporte coletivo da capital paranaense. 

Nova sede

O Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa inaugurou sua nova sede no centro da cidade. "Esse espaço foi pensado para sediar grandes eventos, grandes acordos e representar muito bem nossos associados”, disse o presidente do sindicato, José Carlos Loureiro Neto. A sede anterior não será fechada e continuará atendendo com alguns serviços, entre eles, cursos em parceria com o Sesc e Senac.  

Tucano em Matelândia

O PSDB anunciou a pré-candidatura do empresário e Kiko D’Agostini a prefeito de Matelândia em 2020. O Grupo D’Agostini está entre as cinco maiores empresas da cidade na geração de empregos. “Quero levar minha experiência como empresário e cidadão para a prefeitura, com um projeto de gestão responsável construído em conjunto com as comunidades e com atenção especial para a geração de empregos e melhorias estruturais”, afirmou.

Pacotaço

O governo federal vai lançar um pacote de combate ao desemprego que prevê a liberação de até R$ 65 bilhões para capital de giro de empresas. O ministro Paulo Guedes (Economia) estuda detalhes finais do pacote e diz que vai uma regra da Justiça do Trabalho, onde estão parados R$ 65 bilhões na forma de depósitos recursais – valor em juízo para poder recorrer de sentença trabalhista.

Mais turistas

O número de turistas em Curitiba dobrou nos últimos seis anos. Em 2018, a capital recebeu 1,15 milhão de pessoas que vieram a passeio ou descanso, enquanto em 2012 foram 584,6 mil. No mesmo período, o número de turistas (que vêm à cidade para negócios, visita a parentes ou até tratamento de saúde) subiu 49%. Em 2018, foram 5,5 milhões de visitantes e em 2012, foram 3,7 milhões. O estudo do Instituto Municipal de Turismo apontou também que, o principal motivo de visitas em 2018 foram negócios ou participação em eventos: 41,7% dos turistas vieram para cá por essa razão.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.