Violência contra pessoa idosa é tema de atividades em Goioerê

Foi aberta ontem, com a realização de uma palestra na sede do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – a programação que marcará a semana de conscientização contra a Violência à Pessoa Idosa em Goioerê. A primeira palestra envolveu a participação de agentes comunitário de saúde e de acordo com a direção do CRAS, também haverá palestra para os agentes da Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança e Terceira Idade.

Em Goioerê, segundo dados do CRAS, somente este ano,cerca de 30 casos de agressões a idosos já foram denunciados. A orientação é que qualquer tipo de violência, pode ser denunciada através da autoridade policial, do Ministério Público e também do CREAS. A denúncia também pode ser feita pelo telefone 3909-3007, ou através do disque 100.

De acordo com a primeira-dama e secretária de Ação Social de Goioerê, Simone Coelho, o objetivo das atividades desta semana, é conscientizar a comunidade sobre a necessidade de proteger a pessoa idosa.Infelizmente são muitas as denúncias sobre agressões a idosos em nossa cidade. Essa cultura precisa ser extirpada da nossa sociedade, disse ela.

Dados nacionais – Dados da violência contra idoso no Brasil, através de denúncia pelo Disque 100, apontam que 77% das denúncias são por negligência, 51% por violência psicológica, 38% por questões econômicas e 26% por maus tratos e violência física.