Vigilância sai à ‘caça’ de escorpiões na cidade

A Vigilância Sanitária de Goioerê promoveu nesta semana uma verdadeira ‘caçada’ aos escorpiões, visando detectar a sua presença na área urbana do município. A ação faz parte de um treinamento sobre animais peçonhentos e contou com a participação do representante da Regional de Saúde, Antonio Carlos de Araújo, de Campo Mourão.

Durante a busca foram encontrados exemplares de escorpiões em pontos tradicionais de registro, como o conjunto Cidade Alta, a Vila Candeias e o centro da cidade. Em todos os locais os moradores foram orientados para não criar ambientes propícios para o surgimento de escorpiões.

Ao encontrar o escorpião, o morador deve comunicar a Vigilância Sanitária, lembrando que os escorpiões possuem hábitos noturnos, saindo para se alimentar ao anoitecer. Eles preferem lugares úmidos e escuros e podem abrigar-se próximo das residências e terrenos baldios com mato, lixo doméstico, restos de materiais de construção, embaixo de pedras, pilhas de tijolos, telhas, lenha e cemitérios.

 

Os sintomas causados pela picada dos escorpiões podem causar vômitos ocasionais, suor, agitação, taquicardia, hipertensão arterial. Em casos mais graves, vômitos intensos, pulso lento, falta de ar intensa e choque, podendo levar à morte.

 

A Vigilância Sanitária comunica a população para não acumular entulhos como tijolos, telhas e garrafas vazias no fundo do quintal, terrenos baldios ou áreas livres. Ao fazer a retirada de entulhos e lixos usar botas e luvas, evitar plantas com muitas folhagens, eliminar insetos, principalmente as baratas, o alimento preferido dos escorpiões. Manter o lixo em sacos plásticos sempre dentro de latas fechadas.