Vigilância orienta população a atualizar carteira de vacinação

Agentes Comunitários de Saúde, iniciaram um ciclo de visitas às residências de Goioerê, com o objetivo de verificar a atualização da carteirinha de vacinação. A intenção, segundo a diretora Ana Flávia Costa, é verificar se todos estão imunizados contra o sarampo.

De acordo com ela, no caso em que a pessoa ainda não tomou a vacina, ela será orientada a procurar uma das unidades de saúde e fazer o procedimento. A orientação serve para crianças, adolescentes e adultos, evitando a circulação do vírus no país.

Ana Flávia explica que as doses contra o sarampo estão disponíveis para pessoas na faixa etária entre 1 até 49 anos. Sendo ela, pessoas com idade entre 1 e 29 anos devem ter registro de duas doses de vacina. Já as pessoas de 30 a 49 anos devem tomar pelo menos uma dose da vacina.

A vacina – Dos três vírus combatidos pela vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), o sarampo é considerado o mais perigoso. Segundo a recomendação oficial, por ser de alto contágio, é preciso que pelo menos 95% das pessoas tenham sido vacinadas no Brasil para que o sarampo não se espalhe. Caso contrário, basta ter uma única pessoa não vacinada em uma cidade para que o vírus trazido por um infectado consiga chegar a ela.( Leia mais na edição impressa)