Venezuelanos iniciam curso da língua portuguesa em Goioerê

Foi iniciado na última terça-feira, no Colégio Estadual Duque de Caxias, a primeira turma do curso PFOL – Português para Falantes de Outras Línguas – organizado pelo Núcleo Regional de Educação de Goioerê.

O programa foi implantado para atender jovens e adultos imigrantes da Venezuela que encontram-se abrigados nas Aldeias SOS de Goioerê.

De acordo com o chefe do Núcleo de Educação, professor Ademir Santana, o domínio da Língua Portuguesa é importante para os refugiados, pois colabora para a socialização com a comunidade e mundo do trabalho.

Essa atividade pedagógica tem o objetivo de promover a integração do estudante estrangeiro com a cultura brasileira e paranaense, por meio da Língua Portuguesa, explica ele.

Em acolhida aos estudantes, a diretora Margarete Barbosa explicou a importância do curso para os imigrantes e também para o processo de interação com os demais estudantes do colégio. ´

É imprescindível a valorização e respeito pela cultura e pela diversidade apresentada pelos estudantes que encontram-se abrigados em nosso município, destaca a diretora.

A professora Maurene Della Riva, coordenadora do Centro de Línguas Estrangeiras (CELEM), ressalta que essa atividade é fundamental para a adaptação dos imigrantes venezuelanos na comunidade e que o Núcleo de Educação está empenhado em articular ações que colaborem para esse processo educativo e social.