UEM: acadêmico do curso de Física cria Estação Meteorológica em Goioerê

Acadêmico do curso de Física da UEM – Universidade Estadual de Maringá – Campus Regional de Goioerê, Junior Lima produziu o seu TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, baseado no desenvolvimento de um sistema de processamento de dados meteorológicos, baseado em Arduino. O sistema permite coletar informações e armazenar dados sobre temperatura, umidade relativa do ar e velocidade do vento e pluviosidade, entre outros.

O acadêmico, que foi orientado pelo professor Gabriel Dias, faz questão de esclarecer que apesar de ser uma ‘Estação Meteorológica, a unidade não trabalha com previsão do tempo. Na verdade, é um equipamento que recolhe dados para análise do tempo meteorológico, diz. 

De acordo com o acadêmico, todos os dados captados pela ‘Estação’ são enviados em tempo real para um banco de dados, de tal forma que podem ser acessados remotamente de qualquer lugar que tem acesso à internet. As informações são armazenadas e a pessoa pode acessar de qualquer lugar através do nosso link, explica.
Para desenvolver o projeto, o acadêmico usou a plataforma Arduino, uma pequena placa semelhante à de um computador, que permite programar suas ações, através de sensores internos e externos, e dessa forma realizar a leitura e o tratamento dos dados climáticos.

Junior Lima se diz muito satisfeitos com a experiência e agradece o apoio recebido dos professores Gabriel e Ronaldo Viscovini. Também faz questão de agradecer seu irmão, Márcio Luiz de Lima, parceiro no desenvolvimento do site. O apoio dos professores Gabriel e Ronaldo, foi muito importante para o sucesso desse projeto, assim como a participação do meu irmão. A todos, meu muito obrigado, mesmo, encerrou o acadêmico.

É importante destacar que todo o material usado na confecção do equipamento, foi adquirido pelo próprio acadêmico, uma vez que a Universidade não disponibiliza e nem fornece esse tipo de material.

Saiba mais, acesse o link: https://marpriori.github.io/estacao/dashboard 

 

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATAPP – CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DA GAZETA REGIONAL