Talento Olímpico oferta bolsas para os Jogos Escolares

Desde a sua primeira edição, em 2011, o Talento Olímpico do Paraná – TOP 2020 oferece bolsas não apenas para atletas profissionais, mas dá oportunidade para que atletas iniciantes trilhem seus caminhos no meio esportivo. Em 2012, pensando em estreitar os vínculos entre esporte e educação, o TOP estabeleceu uma relação de parceria entre a Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo e a Secretaria da Educação do Paraná. Esse elo surgiu para estimular os alunos à prática de esportes e para auxiliar na seleção dos atletas da categoria TOP Formador, escolha essa feita pelos Núcleos Regionais de Educação (NRE).

Em 2017, a parceria das secretarias ficou ainda mais forte. O programa Talento Olímpico destinou uma quantidade de vagas, livre de concorrência, para a categoria TOP Formador, como forma de reconhecimento, aos campeões do maior evento esportivo do país, os Jogos Escolares do Paraná. Este ano serão 813 bolsas destinadas ao TOP Formador, a categoria com a maior oferta de benefícios, sendo que 327 são destinadas aos melhores atletas dos JEPs, evento promovido em conjunto pelas duas secretarias.

Essa oferta aos campeões dos JEPs, pelo segundo ano consecutivo, visa incentivar e proporcionar continuidade na vida profissional de atleta. O TOP tem muito orgulho de poder contar com esta união de secretarias do Governo do Paraná, pois acreditamos no esporte e na educação como um aparato fundamental para a melhoria social, disse a coordenadora do TOP, Denise Golfieri.

Segundo Marcia Tomadon, coordenadora geral dos Jogos Escolares, o Paraná é referência no desporto escolar brasileiro na categoria de 12 a 14 anos, tendo consagrado campeão de 2016 e 2017 com o maior número de medalhas. Eu acredito muito que o incentivo de participar de um programa como o TOP e o fato de receberem um valor de auxílio tem feito com que os alunos permaneçam no esporte, fortalecendo, consequentemente, o esporte do Paraná, afirmou. E além do TOP, disse ela, os Jogos Escolares elaboram eventos muito bem organizados para estabelecer uma excelência e um alto nível de competição para atrair os melhores atletas e técnicos.

Os atletas dos JEPs que têm direito à bolsa do TOP Formador devem ficar atentos aos critérios do regulamento do programa. Pois somente os alunos que atenderem às exigências da categoria poderão efetivar sua inscrição como bolsa garantida. Outro ponto importante aos interessados é que caso tenham a intenção de concorrer à outra categoria que não a TOP Formador, a bolsa garantida não será mantida caso o atleta não passe na qual se inscreveu.

Aluízio da Rosa, técnico pedagógico do departamento de educação básica da Secretaria Estadual de Educação, reconhece a importância do projeto para a formação educacional do atleta. O investimento no esporte em suas diversas manifestações e, notadamente, no esporte escolar, possibilita reforçar a construção da cidadania e dos ideais do movimento olímpico. Por meio das atividades esportivas, crianças e jovens constroem seus valores, seus conceitos, socializam-se e, principalmente, vivem realidades, disse.

As inscrições para participar da seleção do Talento Olímpico estão abertas até o dia 21, às 23h59. Primeiramente, o candidato deverá ler o regulamento e para efetivar sua inscrição deverá acessar o site top2020.uel.br/top2020. Para mais informações do programa, os interessados devem ficar atentos às publicações no site da SEET – esporte.pr.gov.br – e às redes sociais: facebook.com/seetparana e facebook.com/TOP2020PR.

O Talento Olímpico do Paraná – TOP 2020 é uma promoção do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, e tem o patrocínio exclusivo da Copel.