Seed seleciona alfabetizadores para o programa Paraná Alfabetizado 2018

A Secretaria de Estado da Educaçãol – Seed – abrirá no próximo dia 19 de fevereiro, o período de inscrições para Alfabetizador Voluntário, do Programa Paraná Alfabetizado. O período de inscrição vai do 19 de fevereiro até o dia 9 de março.

Na área do Núcleo Regional da Educação de Goioerê, os interessados deverão entrar em contato com os responsáveis dos municípios onde há vagas.

O Alfabetizador Voluntário é responsável por localizar, mobilizar e cadastrar jovens (a partir de 15 anos), adultos e idosos não alfabetizados para constituir turmas. A turma deve ter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 25 (vinte e cinco) alfabetizandos na zona urbana e de 8 (oito) a 25 (vinte e cinco) na zona rural. Cada turma fará 10 horas de atividades semanais, divididas em, no mínimo, três dias. O Alfabetizador pode constituir até duas turmas.
O ciclo de alfabetização de cada turma dura 08 meses, com carga horária mínima de 320 horas. A meta de atendimento autorizada pelo Ministério da Educação para esta edição do programa é de 7.500 pessoas no Estado. O Paraná Alfabetizado estará disponível em 139 municípios paranaenses.
O programa busca universalizar a alfabetização de jovens e adultos e contribuir para a continuidade dos estudos em níveis mais elevados, promovendo o acesso à educação como direito de todos, em qualquer momento da vida, explicam os coordenadores do programa.

Os municípios da região com vagas são os seguintes: Boa Esperança, Goioerê, Janiópolis, Juranda, Mariluz, e Ubiratã.