Saúde repassa R$ 150 mil para Farol reformar unidade de saúde

A Secretaria de Estado da Saúde repassou incentivo financeiro de custeio, no valor de R$ 150 mil, para reforma e recuperação da Unidade de Saúde da Família de Farol, que integra a 11ª Regional de Saúde, de Campo Mourão. O recurso é oriundo do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Apsus), para ser utilizado no quadriênio de 2016/2019.

O valor deverá ser aplicado em alvenaria, cobertura, esquadrias, instalações hidrossanitárias e elétricas, pisos, revestimentos, vidros, limpeza e demais serviços de reforma e recuperação, incluindo novo projeto arquitetônico, se necessário. Essas benfeitorias estruturais impactarão positivamente na qualidade do atendimento aos cidadãos, melhorando o acesso, a segurança, o conforto e o tratamento dos pacientes.

A Resolução que autoriza o repasse foi assinada pelo secretário Antônio Carlos Nardi na quinta-feira (19). O repasse se dá pelo princípio da reorganização da atenção primária como eixo estruturante das redes de atenção à saúde e, também, por Farol ter cumprido todas as exigências legais para o recebimento do incentivo.

O objetivo do Governo do Estado é adotar cada vez mais medidas para a melhoria do acesso da população às Unidades de Saúde da Família, disse o secretário. O Estado não poupa esforços para viabilizar este objetivo, mantendo as equipes capacitadas e ambientes de trabalho adequados para a realização das ações de Saúde nos municípios paranaenses, afirmou.

Parcerias

A governadora do Paraná, Cida Borghetti, destaca a importância da parceria com as prefeituras. Segundo ela, a transferência de recursos fundo a fundo potencializa as ações do estado para garantir resultados como o que estão por acontecer em Farol e em outros municípios.

A modalidade garante agilidade à Secretaria de Estado da Saúde. Os valores definidos nos programas são transferidos do Fundo Estadual de Saúde aos fundos municipais sem a necessidade de convênio. Dessa forma, o tempo de trâmite nos processos é reduzido e a utilização dos recursos pelos municípios é mais rápida.