• terça, 11 de dezembro de 2018
  • Versão Impressa
  • Fale Conosco
  • 33º C

    Goioerê, 11 de dezembro de 2018

    Hoje

    33º C Ensolarado

    33º C 22º C

    Esta semana

    33º C 22º C
    33º C 23º C
    34º C 24º C
    34º C 24º C
Saúde

Saúde prepara ações da campanha Agosto Azul

A Secretaria de Saúde de Goioerê está programando diversas ações que vão marcar a realização da campanha Agosto Azul, mês dedicado para lembrar aos homens a importância de cuidar da sua saúde. O tem da campanha deste ano é “Direitos dos homens para o exercício da paternidade ativa” e o slogan, “Sou pai, faço parte!”.

De acordo com enfermeira Paula Abrantes, entre as várias ações a serem realizadas, estãoaferição de pressão e teste de diabetes; avaliação de peso; orientação sobre tabagismo; orientação sobre atividade física; orientação sobre DST, testes rápidos, vacinação, palestras, entre outras.

Ela cita que a adoção de hábitos saudáveis ajudam e muito na saúde do homem. “Não temos dúvida disso. A prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são decisivos para diminuir a incidência e o agravamento das doenças”, destaca.

Regional de Saúde – Dentro da ações a serem realizadas nos municípios, a 11ª Regional de Saúde recomenda o incentivo a participação do homem nas consultas de planejamento reprodutivo; realização de testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites B e C; disponibilizar métodos contraceptivos e insumos para o sexo seguro aos homens, como: preservativos femininos e/ou masculinos, lubrificantes, materiais de informação e educativos; orientar os homens em relação ao autocuidado do órgão genital e a realização busca ativa e tratar homens com doenças sexualmente transmissíveis.

Sedentarismo - Dados da Pesquisa Nacional de Saúde apontam que pelo menos 75% dos trabalhadores brasileiros não costumam praticar atividades físicas com frequência. Outro dado preocupante diz respeito às condições crônicas. Pelo menos 50% dos trabalhadores apresentam sobrepeso ou obesidade, 30% consomem bebidas alcoólicas e 15% se declaram fumantes.