Saúde

Saúde intensifica vacinação contra a gripe para alcançar meta em Goioerê

Um amplo trabalho de divulgação e intensificação de vacinação vem sendo feitos pela Secretaria de Saúde de Goioerê, com o objetivo de alcançar os índices de imunização estipulados pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a enfermeira Lilian Ohara, profissionais da saúde estão realizando um verdadeiro mutirão, com os números melhorando muito nas duas últimas semanas.

Ela explica que a vacinação vai até o dia 31 de maio, mas é bom lembrar que a vacina demora 15 dias para começar a fazer efeito, de forma que o quanto antes a pessoa se vacinar, mais cedo estará imunizada.

Os números – De acordo com os dados divulgados ontem, a vacinação já alcançou 74 % das crianças e 73% dos idosos. Gestantes somou 81% e servidores da educação 64%. O índice de vacinados entre os portadores de doenças crônicas é de 57%%. Já os trabalhadores da saúde os índices são de 64%.

A enfermeira está solicitando dos pais ou responsáveis que ainda não levaram seus filhos para serem vacinados, que o façam o quanto antes. “É muito importante, pois com a gripe a criança poderá ter desenvolvida outras doenças”, cita Lilian.

Horário estendido – Para facilitar a vida de quem ainda não foi imunizado, a Secretaria de Saúde está com as UBS funcionando em horário especial, das 17 às 19 horas, para vacinação. Hoje o horário especial será na UBS do Jardim Tropical.

Na quarta-feira o horário especial será nas UBS da Vila Guaíra e Candeias e na quinta-feira no Santa Casa e Universitário. “Estamos buscando facilitar para as pessoas, mas precisamos da colaboração de todos”, diz a enfermeira.