Saúde de Goioerê realiza nesta 4ª feira caminhada da campanha Outubro Rosa

A Campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção da saúde da mulher – especialmente sobre o câncer de mama – está sendo iniciada com uma série de atividades em Goioerê. Nesta quarta-feira, por exemplo, será realizada uma caminhada, que vai percorrer as principais ruas da cidade.

De acordo com a enfermeira Roseli Macari, a saída da caminhada está prevista para as 8 horas, defronte o Posto de Saúde Central. O evento vai contar com a participação das UBS, Caps e pessoal da Secretaria de Saúde.

Roseli cita que a programação prossegue até o final do mês, inclusive com a abertura das UBS à noite, para coleta de exames. Nós vamos abrir à noite no próximo dia 25. O atendimento será feito das 18 às 21 horas, destaca ela.

De acordo com a enfermeira, a prevenção ainda é o melhor remédio, pois através dela evita-se doenças ou permite iniciar o tratamento de forma precoce, antes que a doença atinja um nível mais avançado, quando a cura se torna mais difícil.

Segundo a enfermeira, durante o Outubro Rosa, as mulheres são orientadas sobre como prevenir o câncer de mama e poderão agendar exames de mamografia. É só nos procurar, destaca Roseli.

Vacinas – Dentro da programação do Outubro Rosa, haverá vacinação contra HPV e Meningo C para meninas de 9 a 14 anos e onze meses. De acordo com a enfermeira Lilian Ohara, mais de 60% dos adolescentes ainda não receberam essa vacina.