Saúde

Saúde de Goioerê alerta para os cuidados com a dengue no verão

Com a chegada forte do verão, os riscos envolvendo o mosquito da dengue ficam maiores. Por conta disso, a prefeitura de Goioerê, através do Departamento de Vigilância em Saúde, tem buscado constantemente a conscientização da população, referente aos cuidados a serem tomados contra o mosquitoAedes aegypti.

O alerta é válido, uma vez que nesse período, onde há mais incidência de chuvas, as chances de proliferação do mosquito que transmite a dengue, a zika ou o chikungunya é ainda maior, por isso o trabalho de prevenção deve ser redobrado.

“É muito importante o papel da população no combate ao ciclo de procriação do mosquito, ou seja, em locais ou objetos que possam acumular água limpa”, destaca Tatiane Ribas, coordenadora da dengue na cidade.

Em Goioerê, o controle do mosquito é feito por agentes de endemias. “O controle é feito pelos agentes, que realizam vistorias, remoção de criadouros e ação de orientação à população. Esse trabalho é realizado todos os dias”, cita ela.

De acordo com Tatiane, as vistorias são realizadas por toda a cidade ou em locais onde há denúncia de possíveis focos, que são locais favoráveis à proliferação do vetor.

Se alguma pessoa suspeitar que tem a doença, deve procurar quanto antes atendimento médico. Já sobre a possibilidade de um local ser o disseminador da doença, a denúncia pode ser feita à Ouvidoria da Secretaria da Saúdeou ainda entrar em contato com o Departamento de Vigilância em Saúde.