Saúde alerta: 90% dos focos da dengue estão em vasos de flores

A Secretaria de Saúde de Goioerê está alertando a população, sobre os riscos de acúmulo de água em vasos de flores. Dados da saúde mostram que 90% dos focos de dengue encontrados na cidade, são registrados nestes recipientes.

Tatiane Ribas, responsável pelo setor, explica que os suportes de vasos devem ser preenchidos com areia, evitando o acúmulo de água parada. Água parada é chamariz para o mosquito da dengue. Por isso, a necessidade de se evitar isso, diz ela.

De acordo com Tatiane a cidade segue sem nenhum registro de casos de dengue, mas o alerta é válido, uma vez que muitas donas de casa, ao colocar água nos vasinhos de plantas, deixam a água parada por até sete dias. É preciso estar atento, ter cuidado, pois a dengue é coisa séria, cita.

Outra orientação da coordenadora, é para que não se deixe água parada dentro de baldes. Colocou a água no balde, use-a em até dois dias, pois essa água se não for usada poderá servir como local para reprodução do mosquito da dengue, comenta.

Tatiane lembra ainda que a Vigilância Sanitária segue multando as pessoas que não tomam cuidados mínimos para evitar a dengue. Se a gente constatar o foco, a pessoa for avisada e providências não forem tomadas, com certeza haverá multa, finalizou ela.