Sarampo: vacina deve alcançar 1.453 crianças em Goioerê

A Secretaria de Saúde de Goioerê está se organizando para a realização da campanha de vacinação contra o sarampo. A campanha será desenvolvida de 1º a 18 de agosto e a expectativa é vacinar pelo menos 1.453 crianças, com idade entre 1 a 4 anos de idade.

A orientação da Saúde, é no sentido de que os pais levem seus filhos para serem imunizados e mesmo aqueles que já tomaram a vacina devem tomar a dose novamente. A preocupação da Saúde é válida, uma vez que muitos casos da doença estão surgindo País afora.

De acordo com a 11ª Regional de Saúde, não há registro de casos da doença em Goioerê e na região, mas que mesmo assim, a vacinação é importante para prevenir casos futuros. É preciso que haja conscientização por parte dos pais, levando seus filhos para serem vacinados e assim estarem prevenidos, diz Evandra Cristina Pereira, enfermeira da Regional de Saúde.

Segundo a enfermeira, a transmissão da doença ocorre de pessoa para pessoa, por tosse, espirro, fala ou respiração. Por isso a doença é considerada totalmente contagiosa, sendo que a vacina é a única forma de prevenção. Não há tratamento específico para o sarampo. É recomendável manter a hidratação, uma boa alimentação e controle da febre, diz a enfermeira.

É importante lembrar que a vacina do sarampo faz parte de um grupo de vacina que se chama tríplice viral: a mesma vacinaprotege do sarampo, caxumba e rubéola. Aos 15 meses de vida a criança toma a vacina novamente, mas já acrescida da varicela. Ai toma a dose de reforço aos 4 anos de idade, afirmou.