Sarampo: campanha espera vacinar 6,2 mil em Goioerê

Aberta na última segunda-feira, a campanha contra o Sarampo espera vacinar 6.263 pessoas em Goioerê. Os dados são da 11ª Regional de Saúde e foram divulgados no último final de semana.

De acordo com os números, são esperados 383 crianças menores de um ano, além de 192 com idade entre 6 meses e um ano. Os números preveem ainda 1.463 crianças de 1 a 5 anos e 4.608 adultos, com idade entre 20 a 29.

Para crianças de seis meses até menores de 5 anos, a vacinação iniciou ontem e segue até 25 de outubro, com o Dia D no dia 19. Já para o grupo com faixa etária de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização em dia, a vacinação será de 18 a 30 de novembro, com o Dia D no dia 30.

A Secretaria de Saúde de Goioerê chama a atenção para que os pais levem seus filhos às unidades de saúde para serem vacinados. É importante lembrar que vários casos de sarampo já foram confirmados no Paraná e que a doença pode levar à morte.

O objetivo da campanha é interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no País. O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.

META – A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, a pasta garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.

Dado. No levantamento divulgado até o dia 28 de agosto, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo e seis mortes.

 

ENTRE EM NOSSO GRUPO DE WHATSAPP – CLIQUE AQUI