Rota da Fé segue com suas inscrições abertas

Seguem abertas nas secretarias paroquiais de toda a região, as inscrições para a tradicional Rota da Fé, que vai realizar sua 54ª edição, desta vez com destino a Barbosa Ferraz e passagem por Campo Mourão e Corumbataí do Sul. O evento está programado para acontecer no dia 5 de agosto.

De acordo com os organizadores, o evento é tradicional e começa com cerca de 500 pessoas e terminareunindo mais que o dobro de participantes. O evento tem o objetivo de divulgar o Turismo Religioso Sustentável do Paraná em toda a região.

É um atrativo que movimenta toda a família, que tem a oportunidade de caminhar, conversar, conhecer mais pessoas e ter contato direto com a natureza, afirma Ruben Moyano, idealizador da Rota da Fé.

Para participar, adultos pagam R$ 35,00, inclusos aí transporte, alimentação, água, frutas. Já o valor para as crianças e adolescentes, entre 10 e 15 anos, é de R$ 17,00. Menores de 10 anos ou pessoas com deficiência, mais um acompanhante terão inscrição gratuita.

A expectativa é que esta edição do evento reúna em torno de 1,5 mil pessoas. A cada edição o número de participantes só aumenta, reunindo famílias, que conhecem atrativos religiosos, históricos e culturais da nossa região, explica Moyano.

Durante o evento, os peregrinos percorrem alguns trechos a pé e de ônibus, acompanhados também por equipes de saúde, para o caso de alguém precisar de apoio.

A Rota é um movimento inter-religioso caracterizado como uma romaria, com objetivo de visitar lugares sagrados, diferentes culturas, costumes locais, gastronomia das comunidades por onde passa e ter contato direto com a natureza.

O movimento de romeiros acontece a cada dois meses, partindo da Catedral de São José da Cidade de Campo Mourão e visita no mínimo dois municípios, passando por lugares sagrados, do rito católico, ucraniano e evangélico, movimentando centenasde pessoas direta e indiretamente, envolvendo apoio das prefeituras, empresas, entidades, instituições públicas e mistas e da Diocese e da Região de Campo Mourão.

O movimento tem por finalidade oferecer aos romeiros um programa intenso durante o dia, constituindo-se de caminhadas a pé, orações, reflexões, penitencias e celebrações. Além de uma sadia “prática religiosa que envolve, principalmente, as famílias, tanto dos romeiros, quanto dos anfitriões nas comunidades.