Região vai imunizar mais de 105 mil contra a gripe

Na próxima segunda-feira (23) terá início a campanha nacional de vacinação contra a gripe, que prossegue até 1º de junho. Na região da Comcam – que congrega 25 cidades – deverão ser imunizadas 105.953 pessoas.

Fazem parte do público-alvo, considerado de risco, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, indígenas, profissionais de saúde, de educação e a população do sistema prisional e socioeducativo. Em nível nacional, a meta é imunizar um grupo de 708 mil pessoas.

A 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão recebeu na terça-feira, as doses de vacina para iniciar a distribuição nos municípios. Até o próximo dia 23 de abril, todas as unidades de saúde de Campo Mourão e região já deverão estar preparadas para iniciar a vacinação, explica Ariadne Dantas Vieira Pepino, enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica da 11ª Regional de Saúde.

Ela informa que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção da gripe por influenza. O dia ‘D’ da campanha, será em 12 de maio, um sábado. A orientação é para que todos mantenham as mãos sempre limpas, lavadas com agua e sabão, que evitem locais com aglomeração de pessoas e ambientes fechados. A vacinação é importante e os cuidados essenciais para a prevenção, orienta Ariadne.

O principal objetivo é imunizar contra as formas mais graves da doença, aquelas que podem levar à morte.