Região registra 80 novos casos de Aids em um ano

Lembrando o dia Mundial da Luta contra a Aids, comemorado nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, a 11ª Regional de Saúde, divulgou números que apontam que a região soma 80 novos casos da doença.

Campo Mourão é a cidade com o maior número de casos, cerca de 40. Para alertar a população, o dia de hoje contará com diversas ações naquela cidade, como Teste Rápido e outros procedimentos.

A mobilização desta sexta-feira, que se dará em todo o país, é denominada de Fique Sabendo 2017. O objetivo da campanha é alertar a população e chamar a atenção das pessoas para o perigo dessa grave doença.

De acordo com os autoridades de saúde, para reduzir o número de diagnósticos tardios e suas consequências, as secretarias de saúde devem elaborar um plano de ampliação do diagnóstico precoce até o ano de 2018.

O plano tem por objetivo geral reduzir em 15% o diagnóstico tardio de HIV e aumentar em 100% a população testada para HIV pelo menos uma vez na vida. O plano ainda propõe o conhecimento do status sorológico como estratégia de prevenção e redução de riscos para a saúde.

Diante do diagnóstico positivo, o portador terá acesso precoce à assistência adequada e oportuna, o que lhe garantirá melhor qualidade de vida. Caso não esteja infectado, a pessoa terá possibilidade de adotar ou manter as práticas do sexo seguro.

Este ano a proposta é que além da população em geral, os testes sejam focados nas populações vulneráveis, priorizando qualidade no atendimento pré e pós-testagem, além do aumento de oferta dos Testes Rápidos Diagnósticos.