Reconhecimento Docente de Medicina do Integrado ministrará workshop em Congresso Internacional

Quando se fala no futuro do aprendizado da Medicina, a Simulação Realística é um importante recurso utilizado pelas principais escolas de medicina nacionais e internacionais. O Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão, alinhado a essa tendência, já utiliza a Simulação Realística como base para o curso. Como reconhecimento da qualidade dos profissionais do curso, um dos docentes foi convidado para ministrar um workshop em um dos principais congressos internacionais, que ocorre neste mês de junho.

O professor do curso de Medicina do Integrado, Marco Aurélio Marangoni, será responsável, juntamente com a professora Carolina Brandão, de ministrar um workshop sobre como construir cenários para a Simulação Realística ou com alta fidelidade, no SUN BRASIL (SimulationUser Network). O Congresso é um dos mais tradicionais eventos de simulação clínica realística do mundo e será realizado pela primeira vez no país, nos dias 14, 15 e 16 de junho, no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, em São Paulo.

O docente possui um amplo conhecimento sobre o tema, já que realiza treinamentos desde 2007 e considera-se honrado em poder ajudar os professores de outras instituições a implantarem a simulação em saúde assim como a que já é uma referência no Integrado. “Eu, particularmente, vivencio o uso da simulação como estratégia de ensino médico há muitos anos, desde que realizei o meu primeiro treinamento em Israel e depois na Holanda. Além disso, fiz treinamentos nos EUA e ajudei a implantaroutros serviços no Brasil”, explica Marangoni.

O professor garante que a simulação pode contribuir muito com a formação de médicos mais capacitados, ainda que indiretamente, e ele encontra esse encorajamento no curso de Medicinado Integrado. “Estou ciente da enorme responsabilidade que é formar médicos competentes, que atuarão frente a uma população carente e desprotegida. Por isso, atuo com amor e com o máximo profissionalismo possível”, garante Marangoni.

Congresso – O SimulationUser Network (SUN) é realizado nos Estados Unidos há mais de 10 anos e será realizado pela primeira vez no Brasil. De acordo com o site oficial, o SUN foi criado para facilitar a conversa entre usuários em todos os níveis no campo da Simulação Realística. Já alcançaram mais de 20 mil usuários e participantes neste período e é um dos mais importantes congressos da área em todo o mundo.

F- Professor – Simulação (Crédito: Nilson Hort)