Ratinho Jr. e Osmar Dias seguem tecnicamente empatados

Os candidatos ao Governo do Estado, Ratinho Junior (PSD) e Osmar Dias (PDT), continuam tecnicamente empatados na disputa pelo Governo do Paraná , segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira . Realizada pelo Ibope, a pedido  da  Rádio CBN Cascavel, Ratinho está com 30% e Osmar Dias com 25% das intenções de votos, enquanto Cida Borghetti registra 10%, com crescimento de 100% em relação aos últimos levantamentos. Doutor Rosinha, do PT, registrou 1%.

Para o secretário de Comunicação Social do Palácio Iguaçu, jornalista Alexandre Teixeira, os números mostram um crescimento de 100% da candidata Cida Borghetti que é conhecida por apenas 30% da população, o que significa que em cada três eleitores um vota nela. A governadora está fazendo um excelente trabalho no Estado e certamente será compensada nas eleições de outubro. Vamos continuar nosso trabalho , mostrando aos paranaenses as ações do governo com vistas à melhoria de vida das pessoas, disse Teixeira.

Comparando com a pesquisa anterior, nota-se uma queda de 4 p.p. nas menções a Ratinho Junior, enquanto Osmar Dias oscila negativamente 2 p.p. (tinham 34% e 28%, respectivamente). A atual Governadora, Cida Borghetti (PP), é a única que apresenta crescimento, indo de 5% para 10% das menções neste estudo. Já Dr. Rosinha (PT) alcança 2%, mesmo patamar da rodada anterior. São 26% aqueles que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto (eram 24%), enquanto 8% preferem não opinar a respeito, contra 6% em abril. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de maio. Pergunta: Se a eleição para Governador do Paraná fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria? (%) 2 de 4 Nesse levantamento, foram investigados mais dois cenários contendo, além dos nomes já citados anteriormente, outros possíveis candidatos.

No primeiro deles, os entrevistados foram convidados a revelar sua intenção de voto considerando a presença do Senador Roberto Requião (MDB). Nesse contexto, Ratinho Junior aparece com 25%, tecnicamente empatado com Osmar Dias, que apresenta 20% das intenções de voto. Requião vem na sequência com 18%, em situação de empate técnico com o pedetista.

Em outro patamar, estão Cida Borghetti com 7% e Dr. Rosinha com 1% das menções. Eleitores com intenção de votar em brancos ou nulo representam 23% da amostra e 7% não sabem ou preferem não responder. Pergunta: E se os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria para Governador do Paraná? (%) No outro cenário, a pesquisa mede a preferência dos paranaenses considerando também os nomes de Geonisio Marinho (PRTB) e Jorge Bernardi (REDE).

Nessa simulação, Ratinho Junior, Osmar Dias e Roberto Requião aparecem em situação de empate técnico no primeiro lugar, com 23%, 19% e 18% das menções, respectivamente. A atual Governadora é mencionada por 7% da amostra, enquanto Jorge Bernardi recebe 1% das respostas. Dr. Rosinha e Geonisio Marinho não alcançam 1%. Os que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 23% e os que não sabem ou não respondem, 8%. 3 de 4 Pergunta: E caso a eleição fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria para Governador do Paraná? 

Fonte: Paraná Portal