Quarto Centenário: saúde programa várias ações para o”Outubro Rosa”

A Secretaria de Saúde de Quarto Centenário programou uma série de ações a serem desenvolvidas durante a realização da campanha ‘Outubro Rosa’.
De acordo com o enfermeiro Marcos Valério Marcon, as ações começam já na semana que vem, com as mulheres participando de palestras e sendo orientadas sobre a importância dos preventivos.
O enfermeiro cita que no período da campanha, serão disponibilizados exames de colo de útero, bem como mamografia, fundamental para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. 
Para facilitar a vida das mulheres que trabalham o dia todo, a saúde vai atender em horário noturno para coleta de preventivos. Os dias para esse atendimento ainda não foram definidos.
Além de mamografia e colo uterino, também serão oferecidos exames de HIV, sífilis, hepatite e glicemia, na modalidade de teste rápido.A campanha Outubro Rosa é um evento mundial de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.

Saiba mais – O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde durante o mês de outubro várias cidades fizeram ações isoladas referentes à prevenção do câncer de mama. Posteriormente, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção à doença. 
O nome do movimento remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.  A popularidade do Outubro Rosa  alcançou o mundo, motivando e unindo as pessoas em torno da