Quarto Centenário comemora Semana Mundial do Brincar

A Secretaria Municipal da Educação de Quarto Centenário, através do envolvimento das escolas municipais, centros de educação infantil e projeto contra turno, desenvolveu uma semana totalmente voltada ao despertar para a importância da brincadeira para o desenvolvimento e aprendizado das crianças.

As atividades fizeram parte da programação da Semana Mundial do Brincar, que é uma semana de mobilização promovida por todos os núcleos da Aliança pela Infância no Brasil, com o intuito de lembrar os adultos sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento de nossos pequenos. Dessa forma, educadores, pais, comunidade e governo, promovem, todos juntos, uma semana com uma série de atividades.

Dentro desta proposta cada instituição de ensino criou um calendário de atividades diversificadas para dar visibilidade e valorizar a importância de se adotar as brincadeiras como forma de aprendizado, socialização e trabalho em grupo. Dentre as atividades, foram resgatadas as brincadeiras de antigamente que simplesmente fascinaram as crianças, confecção de brinquedos a partir de material reciclável, sendo o ponto alto da semana o Desafio da Família onde os pais do CMEI Coração de Maria foram desafiados a gravarem um pequeno vídeo em um momento de descontração e brincadeiras envolvendo a criança e seus familiares e depois postar o vídeo na rede social.
Foi um verdadeiro sucesso essa atividade, o que demonstrou que de fato as famílias entenderam qual era o objetivo principal do desafio e que momentos assim precisam fazer parte da rotina das crianças. Na rede social durante toda a semana, foi um festival de vídeos, o que deu uma grande visibilidade a Semana Mundial do Brincar no Município.
Como encerramento das atividades, o CMEI Coração de Maria organizou uma importante palestra para todos os pais/mãe/responsáveis e familiares dos alunos que tratou especialmente sobre a importância do brincar na infância e que foi ministrada pelas Professoras Letícia Costa Vitório Martinez e Adriana Maganani Ribeiro, ambas da cidade de Goioerê.
Em virtude do sucesso da Semana do Brincar e do envolvimento da Rede de Ensino e da Comunidade, a data provavelmente passa a integrar o calendário de eventos a serem comemorados pelo município de Quarto Centenário durante os próximos anos.