Projeto Contação de História leva alegria e imaginação às escolas de Moreira Sales

Um projeto interessante de contação de história está sendo desenvolvido em Moreira Sales. O Projeto Eu Conto, Tu Contas, Ele Conta, com o instrutor Élcio Di Trento, passou nesta semana pela Escol Eulália, realizando contação de histórias para os alunos que se divertiram e entraram em um mundo de imaginação.

Contar uma história é voltar no tempo, é ir à frente, é esquecer-se do tempo”, diz Élcio, citando a importância da literatura na sociedade. “O objetivo da literatura é a própria condição humana. Aquele que lê e a compreende se tornará não só um especialista em análise literária, mas um conhecedor do ser humano”, completa.

Élcio faz parte do Projeto “Eu Conto, Tu Contas, Ele Conta”, aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, do Governo do Estado, objetivando a criação de uma teia de informações e fomento do livro e da literatura, na qual o projeto será realizado em 13 municípios do estado, incluindo Moreira Sales.

“O projeto caminha sobre dois eixos, buscando promover e incentivar o despertar de novos leitores e também a formação de novos agentes multiplicadores da contação de histórias”, destaca o instrutor Élcio.

No município, o programa vai trabalhar a formação para novos contadores de histórias. A secretária de Educação, Eugênia Viotto, destaca a importância do projeto. É muito importante para capacitar o professor e deixa-lo preparado para trabalhar as histórias e os contos com seus alunos, disse.