Projeto Agrinho estimula alunos da Apae ao plantio de árvores e preservação ambiental

Alunos da Escola Padre Anchieta de Goioerê – Apae – realizaram na manhã da última terça-feira, uma importante ação visando comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento aconteceu no Jardim Europa, em uma área institucional, que ganhou diversas mudas de árvores nativas e também frutíferas.
De acordo com a professora Aparecida Alves Lustosa, a ação faz parte do projeto ‘Arborizando Espaços Institucionais’, e tem comoprincipal objetivo, promover o despertar dos alunos e da própria comunidade, para ações cidadãs, da necessidade de um ambiente ecologicamente mais sustentável, através do plantio de árvores em espaços públicos.
O projeto está concorrendo ao Programa Agrinho, que todos os anos lança concurso nas categorias redação, desenho, experiência pedagógica, escola e município Agrinho, bem como avalia o alcance das atividades e faz uma amostra daquilo que o programa vem provocando em termos de ações efetivas.
Neste ano, o Agrinho completa 23 anos de trabalhos no Paraná e o tema do concurso é: ‘As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo’. Na verdade, o Agrinho vai muito além do que se lê. Ele nos leva a debatermos temas de relevância social, cultural, econômica, política e ambiental. Tudo isso, com o objetivo de melhorar hábitos e atitudes, diz a professora Aparecida Lustosa.
De acordo com ela, nessa ação foram plantadas mudas de árvores frutíferas como Jabuticaba, Pitanga e Ingá, entre outras. Além de fazer sombra e preservar o meio ambiente, essas árvores, futuramente, vão dar frutos saborosos, que poderão ser aproveitados pelos moradores deste bairro, diz a professora.
A professora Valéria Ceolin de Sá, que também está empenhada no projeto, cita que os alunos estão bastante motivados com o projeto e os resultados alcançados deverão ser além das expectativas. A motivação deles é ainda maior durante as aulas práticas, ou seja, durante o plantio, diz ela.
Já a professora Maria Espedita Jorge, explica que dentro do projeto serão desenvolvidas ações de sensibilização feitas pelos alunos aos moradores do bairro contemplado com o projeto. A idéia é conscientizar os moradores a ajudar proteger e cuidar dessas árvores, comenta.
O plantio de árvores contou com a participação de alunos da Apae, bem como professores, diretores e também autoridades, como o presidente da entidade, Moacir Fortis, o presidente do Sindicato Rural, Sérgio Fortis e os secretários de Administração, Aírton Gonçalves, de Agricultura e Meio Ambiente, Koiti Shono, de Viação e Obras, Paulo Roberto e Planejamento, Les Gonçalves.