Prefeitura anuncia consulta pública para criação de Área de Proteção Ambiental

A Prefeitura de Quarto Centenário vai realizar no próximo dia 30 de janeiro, uma audiência pública para tratar da criação da APA (Área de Proteção Ambiental). O evento será na Câmara de Vereadores, às 19:30 horas.

De acordo com a tecnóloga em meio ambiente, Gracieli Vieira dos Santos, a APA abrange uma área de 9 mil e 946 hectares, dotada de atributos importantes para a qualidade de vida e o bem-estar da população. São cerca de quatro mil alqueires e a APA vai permitir compatibilizar o uso racional dos recursos ambientais da região, bem como proteger a rede hídrica, vegetação natural e a diversidade da fauna, diz ela.

Gracieli cita que o objetivo básico da APA é proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. Foi feito todo um levantamento da área e agora esperamos discutir a aprovar esta proposta junto á comunidade, cita a tecnóloga.

O prefeito Reinaldo Krachinski comenta que a questão ambiental é séria e precisa ser tratada como prioridade. A gente tem buscado priorizar esse setor, pois sabemos da sua importância não só para os animais, mas também e principalmente para o ser humano, comenta.

Ainda de acordo com o prefeito, a criação da APA trará resultados positivos para o município, que poderá ser beneficiado com o ICMS ecológico.