Local

Prefeito destaca avanços durante abertura de Conferência de Saúde

O prefeito Pedro Coelho participou na noite de quinta-feira, da abertura da 13ª Conferência Municipal de Saúde de Goioerê, evento que teve como tema “Democracia e Saúde” e como objetivo tirar as propostas da comunidade e do setor para as políticas públicas além de apontar os delegados para a conferência estadual.

Durante sua fala, o prefeito destacou algumas conquistas do setor, lembrando que por lei, o município deve investir 15% de sua arrecadação em saúde, mas que sua administração investiu 28%.

O prefeito também falou das dificuldades enfrentadas no setor, mas ressaltou avanços registrados. “Sabemos que todos os municípios enfrentam problemas na área de saúde e aqui não é diferente. Porém precisamos ressaltar alguns avanços, como aaquisição de novos veículos, contratação de médicos, inclusive especialistas, entre outros”, disse.

A secretária de Saúde, Mônica Souza, ressaltou a importância da conferência como instrumento de planejamento da rede municipal de saúde. “Esse é um dia muito importante para a nossa saúde, pois juntos, gestores e cidadãs, buscamos estratégias para continuarmos avançando e desenvolvendo a nossa cidade”, disse.

Já o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Antonio de Lima, o momento foi dos mais oportunos. “Sem dúvida, pois é nesse momento que temos a oportunidade de debatermos e encontrarmos caminhos para melhorarmos ainda mais a saúde local, mas sempre com a participação das pessoas”, salientou.

O vice-prefeito Ernani Leite também esteve presente na conferência e destacou que a conferência demonstra o compromisso da administração municipal com a transparência. “Isso aqui é um fórum de transparência. Estão todos de parabéns”, disse.

Após s solenidade de abertura, foi ministrado palestra com a enfermeira Elenita Martelo, da 11ª Regional de Saúde, que falou sobre Democracia e Saúde.