População de Goioerê diminui em mais de 700 habitantes, diz IBGE

Enquanto o número de habitantes de cidades vizinhas como Umuarama, Campo Mourão e Cianorte aumentou, Goioerê, novamente, é a única da região a registrar queda de habitantes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do município foi reduzida em relação à estimativado ano passado.

Os números,divulgados na última quarta-feira, mostram que em 2017 Goioerê aparecia com 29.664 habitantes. Na estimativa de 2018, divulgada quarta-feira, esse número caiu para 28.962. Ou seja, em um ano a cidade perdeu 702 habitantes.

Os números são importantes e devem levar as autoridades, bem como as lideranças políticas e empresariais, a refletirem, pois é baseado neles que a arrecadação e o repasse de verbas, tanto do governo federal, quanto estadual, será baseada nos próximos anos.

O IBGE não informa, mas o principal motivo da fuga dessas pessoas, segundo levantamento feito pela reportagem, é a ausência de atividade econômica e a conseqüente falta de postos de trabalho.

Goioerê, como todo mundo sabe, é um município essencialmente agrícola, o que acaba por limitar investimentos para criar novos negócios para diversificar a economia, que é uma das maneiras de reverter a fuga de pessoas.

Outro fator que tem contribuído para a fuga de habitantes de Goioerê, é a crise econômica, que se instalou no país nos últimos anos. A situação é grave e delicada e é preciso cautela para não desanimar.

Os números do IBGE, desfavoráveis a Goioerê, devem nos levar a refletir, que em casos de desemprego, é bastante comum a pessoa se sentir mal, com autoestima baixa e, em alguns casos, como foi o de mais de 700 goioerenses, abandonar sua cidade para buscar uma segunda chance em outra localidade.