Local

Pedalada Rosa vai mobilizaram mulheres para a prevenção ao câncer de mama

A Secretaria Municipal de Saúde agendou para acontecer no próximo dia 27 de outubro, a 1ª Pedalada Rosa, evento que tem como objetivo, alertar e mobilizar mulheres ciclistas para a prevenção ao câncer de mama.

De acordo com Regina Cruz, o passeio sairá defronte a Biblioteca Municial, fazendo um percurso bem bacana pelo centro da cidade. “A intenção é chamar a atenção para esse tema que é muito importante”, diz ela.

Ainda de acordo com Regina, além da pedalada, a Secretaria de Saúde vem realizando diversas atividades voltadas à prevenção da saúde da mulher.

A campanha foi aberta no último sábado e durante todo o mês de outubro, as mulheres serão acompanhadas. “Temos uma programação bem extensa e esperamos atender o maior numero possível de mulheres”, disse.

NÚMEROS: - Números da Secretaria Municipal de Saúde, aponta que a procura por exames preventivos aumenta em Goioerê, significativamente durante o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização e prevenção do câncer de mama.

A campanha começou na última terça-feira, 1º e segue durante todo o mês, com as mulheres podendo fazer agendamentos para a realização do chamado preventivo e de mamografia.

A enfermeira Lilian Ohara, cita que a pauta é constante durante o ano todo no município, mas é no mês outubro que as ações são intensificadas, justamente por ser a época na qual as mulheres estão mais abertas aos assuntos relacionados ao tema.

“Infelizmente, muitas mulheres só buscam fazer o preventivo quando chega a campanha. Por conta disso cresce o número de procuras”, disse.

A exemplo de anos anteriores, a Secretaria de Saúde deverá promover atendimento personalizado para o público feminino, incluindo horários especiais de atendimento nas UBS’s nos fins de semana.

“A mulher fica mais ligada durante o Outubro Rosa. Esta campanha vem justamente para isso, para lembrar as mulheres que elas precisam fazer exame preventivo e mamografia. Por isso que damos uma importância maior no mês de outubro, inclusive abrindo as nossas UBS’s em horários especiais para garantir que todas possam realizar estes exames”, comenta Lilia.

PROGRAMAÇÃO: - Em Goioerê, a programação aberta no último sábado segue durante esta semana, sendo que nesta quinta-feira, dia 10, haverá coleta de material para o exame preventivo do câncer de colo de útero, bem como autoexame das mamas e atendimento médico e odontológico em todas as UBS, das 17 às 21 horas.

Para o dia 23, a programação prevê a realização de palestra sobre prevenção do câncer de mama e do colo uterino, na Câmara Municipal. A palestra será ministrada a partir das 14:30 horas. Também haverá um café da tarde para as participantes.

Já o encerramento do Outubro Rosa está programado para acontecer no dia 31 de outubro, com a realização da 1ª Pedalada Contra o Câncer, a partir das 8 horas.