Palestra orientou agricultores para os cuidados no uso de agrotóxicos

Com o objetivo de conscientizar para a importância do uso correto e seguro de agrotóxicos, obedecendo a legislação em vigor, o Departamento de Agricultura de Janiópolis promoveu nesta semana, uma importante palestra com produtores de hortaliças, que fornecem produtos para a merenda escolar.

A palestra foi ministrada pela engenheira agrônoma Losani Perotti, da Adapar – Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – que durante sua fala abordou a importância dos agricultores, ao fazerem a aplicação de agrotóxicos, seguirem rigorosamente a orientação técnica, tendo como base a receita agronômica.

Se eles atentarem para essas orientações, ele vão usar somente os agrotóxicos permitidos para a cultura que eles cultivam. Outra coisa, é que eles também devem respeitar o período de carência, pois de forma vão produzir alimentos sem resíduos de agrotóxicos, disse a agrônoma.

De acordo com ela, periodicamente são feitas coletas de amostras para verificar se os alimentos têm resíduos de agrotóxicos, visando evitar a entrega de alimentos contaminados nas escolas. Se as orientações forem seguidas, com certeza não teremos merenda com resíduos de produto químico, disse ela.

O evento também serviu para que o agrônomo Tiago, da Emater de Janiópolis, fosse apresentado oficialmente aos produtores, uma vez que ele será o responsável em dar assistência aos produtores de hortaliças. O evento foi organizado pela Prefeitura, através do Departamento de Agricultura, com apoio da Emater e Secretaria de Educação.

Essa palestra foi muito importante, pois serviu para orientar e a alertar nossos produtores, uma vez que são eles os responsáveis pelo fornecimento de todos os produtos da nossa merenda escolar, diz Odair Barbosa, técnico da prefeitura.

De acordo com ele, aprender um pouco mais sobre a forma correta de utilizar os agrotóxicos, proporciona o aprendizado de novas informações sobre o assunto, que serão muito úteis para a formação dos produtores.