Observatório Social: monitoramento da Câmara de Vereadores foi destaque em encontro nacional

O trabalho de monitoramento que o Observatório Social de Goioerê faz com relação às ações da Câmara de Vereadores de Goioerê foi destaque em encontro organizado pelo Observatório Social do Brasil, na semana passada em Curitiba.

De acordo com Cláudia Boschetti, Goioerê participou do painel ‘eficiência em boas práticas de monitoramento da Gestão Pública, aplicada àcâmaras municipais, oportunidade em que foi demonstrando o trabalho realizado na Câmara Municipal de Goioerê.

Ela cita que foram apresentados cinco exemplos de Observatórios no Brasil, do que se pode fazer nas câmaras municipais e as possibilidades de controle, em termos de gastos com pessoal, incluindo as despesas com diárias.

Ainda de acordo com Claudia Boschetti, todo cidadão pode acompanhar as ações do Legislativo municipal, mas às vezes, por não ser tão simples a navegação no Portal da Transparência, a iniciativa acaba sendo dificultada.

Ela cita que um dos objetivos do Observatório Social é melhorar esse acesso, para que as atividades dos parlamentares possam ser acompanhadas de forma mais fácil.Cláudia lembra que com o trabalho do Observatório, é possível que os resultados dos estudos de controle das demonstrações financeiras sejam apresentados em tempo real. O nosso objetivo é o mesmo, olhar de perto o que ocorre na Câmara Municipal, observando, sobretudo, o desempenho dos vereadores, explica Cláudia.

Para Nevair Padovim, presidente do Observatório Social de Goioerê, poder apresentar em nível nacional, resultados precisos da ação dessa entidade, demonstra o avanço e crescimento do Observatório, ao mesmo tempo que enaltece o trabalho de todos os voluntários que se dedicam a trabalhar em prol de uma sociedade mais ética e justa.

Além deste projeto apresentado, o Observatório de Goioerê dispôs aos participantes do encontro, números que comprovam o aumento da participação de empresas nas licitações do município, graças às divulgações do órgão, bem como melhorias nas obras públicas através do monitoramento, economia nos contratos de internet e os temas abordados nas atividades de Educação Fiscal.

Outros palestrantes –O Encontro do Observatório Social também contou com a participação de Ney Ribas, presidente nacional do órgão e ainda do juiz Sergio Moro e também do procurador da República,Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato.