No “vermelho”, Hemonúcleo precisa de doações urgente

Com o estoque de sangue no vermelho, o hemonúcleo de Campo Mourão necessita com urgência de doações de sangue. De acordo com a chefe do órgão, Maria Luzia Salvador, os acidentes no fim de semana, no trevo de Goioerê deixando cinco mortos, e o de terça-feira envolvendo um ônibus da Expresso Maringá, com sete mortes e 35 feridos, reduziram drasticamente o estoque do banco de sangue.

Como várias pessoas ficaram feridas nestes acidentes precisaram de transfusão de sangue ocasionando essa queda drástica do dia para noite, literalmente, ressaltou Maria Luzia. Segundo ela, com a divulgação pela imprensa na quarta-feira e ontem, várias pessoas compareceram ao hemonúcleo para doar. Só hoje (ontem), graças a Deus tivemos cerca de 60 doadores, uma quantidade muito boa, assinalou.

A chefe do hemonúcleo explicou que há necessidade de todos os tipos sanguíneos, especialmente o RH negativo. Segundo ela, o banco de sangue estava com um estoque bastante confortável no final do ano, porém, com os últimos acidentes resultando em vários feridos a saída foi bastante grande.

Maria Luzia comentou que uma única bolsa de sangue pode salvar até três vidas. Ela explicou que o ideal é até 60 doadores comparecerem por dia ao hemonúcleo para manter o estoque de sangue confortável. No ano passado, para se ter ideia, a média foi de 700 a 750 doares por mês. Conseguimos comportar por dia de 30 a 60 doadores, falou.

Localizado na rua Mamborê, nº. 1.500, próximo ao estádio municipal, o hemonúcleo de Campo mourão está aberto para atendimento das 7h30 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas de segunda à sexta-feira.  Mais informações podem ser obtidas no telefone (44) 3525-1102.