Municípios buscam fortalecer atuação de consórcio de saúde

Com o objetivo de aperfeiçoar a assistência à saúde nos municípios que compõem o consórcio de saúde da região Comcam – CIS-Comcam, prefeitos e secretários de saúde da região, se reuniram quinta-feira em Campo Mourão,

Durante o encontro, foi debatida a importância de se fortalecer a Santa Casa, para que o hospital de Campo Mourão possa fazer atendimentos na área de oncologia, melhorando também outras especialidades oferecidas pela entidade.A nossa discussão é sobretudo para o fortalecimento da atuação do consórcio, afirmou a secretária Mônica Souza, representante de Goioerê na reunião.

O fortalecimento do CIS-Comcam com mais médicos e mais especialidades oferecidas aos municípios da região, também foi um dos assuntos debatidos. De acordo com a secretária Mônica, é importante que o consórcio participe cada vez mais das decisões da área de saúde da região. Mas para que isso aconteça, é necessário a contratação de mais médicos e mais especialidades, disse.

Presente na reunião, a prefeita Suely Silva, de Rancho Alegre D’Oeste, disse que a verdade é que os municípios estão sob pressão para responder aos problemas da saúde. Esse debate é dos mais importantes e nós precisamos encontrar saídas, no sentido de darmos resposta ao usuário do sistema, ampliando o atendimento aos municípios, citou ela.

A prefeita também destacou a importância da revitalização da sede do CIS-Comcam, que segundo ela, em muito beneficia não só os funcionários da entidade, mas também garante mais conforto aos pacientes dos municípios que lá são atendidos. Os recursos para a revitalização tiveram participação da Escola de Medicina da Faculdade Integrado.

NOVA SEDE – Ainda durante a reunião, os participantes deliberaram sobre pedido a ser feito ao secretário de estado da Saúde, Paulo Preto, visando a liberação de recursos para a construção de uma nova sede para o CIS-Comcam. De acordo com a direção do consórcio, o terreno já está comprado, faltando apenas o dinheiro para as obras de construção.