Mosquito da dengue se prolifera mesmo no inverno, alerta saúde

O inverno começa nesta sexta-feira, dia 21, quando as temperaturas ficam mais baixas. Apesar do cenário ajudar a reduzir a proliferação do Aedes aegypti, os cuidados com a casa, o quintal e o ambiente de trabalho não podem ficar de lado na nova estação.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Gooerê, são cerca de 400 registros, sendo que destes cerca de 70 foram confirmados. As enfermeiras do setor explicam que as baixas temperaturas retardam o desenvolvimento das larvas, mas a reprodução ocorre durante o ano todo.

Segundo as profissionais, o número de notificações cai nesta época do ano porque as pessoas se protegem mais com roupas de mangas compridas, o que dificulta a picada do mosquito. Mesmo assim, durante o inverno, as ações de combate à dengue continuam.

VISITAS – Os agentes fazem uma visita nas localidades, se no primeiro momento encontrar larva do mosquito Aedes aegypti, o proprietário é notificado e precisa regularizar a situação. Na segunda visita, se o agente encontrar novamente o mesmo caso, então o proprietário é notificado e multado. Somente nesta semana a equipe de Endemias aplicou seis multas.

CUIDADOS – O próximo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa) será na primeira semana de julho. A expectativa é de que os índices estejam na casa do que recomenda a Ministério da Saúde, 1%.

Para isso precisamos da colaboração da população. No inverno, os cuidados continuam. Na verdade, esse é o momento de arrumar a casa, tirar os entulhos do quintal, pneus, baldes jogados e outros locais que podem acumular água parada e ser um criadouro do mosquito, para quando chegar o verão a situação ser melhor, citam as enfermeiras.