Lideranças participaram do lançamento do programa Educa Juntos em Curitiba

O município de Rancho Alegre D’Oeste, foi um dos únicos da região, a marcar presença no lançamento do programa Educa Juntos, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, com o objetivo de apoiar os municípios e melhorarem os índices de aprendizagem e alfabetização dos estudantes desde a educação infantil.

De acordo com a prefeita Suely Silva, que esteve no lançamento do programa, a proposta é ampliar o suporte técnico e pedagógico e promover ações colaborativas entre Estado e municípios para garantir o ensino de qualidade nas redes municipais de ensino. O Governo do Estado vai investir R$ 100 milhões no programa ao longo de três anos, destaca ela.

Esta é a primeira vez que o Estado dará suporte pedagógico aos municípios, com a oferta de formação continuada aos professores, de materiais didáticos para alfabetização e disponibilização do Prova Paraná para avaliar os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.

Segundo o governador Ratinho Júnior, os municípios não serão obrigados a aderir ao programa, mas o estado estará à disposição para construir um projeto que crie uniformidade no ensino, desde a base até o ensino superior. Ninguém é obrigado a participar, mas estaremos à disposição para todo suporte necessário, disse.

O Governador disse ainda que o objetivo é preparar os alunos desde crianças para encarar o mundo que se transforma de forma veloz, preparando o Paraná para o futuro com a visão de como o Estado deve estar em 2030.

Ainda de Rancho Alegre, esteve presente a secretária de Educação, Adriana Pepece, que também elogiou a iniciativa do governo estadual. Um programa muito interessante e que chega para apoiar os professores da rede municipal, citou ela.