Levantamento coloca Goioerê em situação de alerta contra a dengue

Resultado do LIRA preocupa: índice de infestação do mosquito da dengue alcança 6,3% em janeiro

A Prefeitura de Goioerê divulgou nesta sexta-feira, dia 19, o primeiro boletim epidemiológico de 2018, com os números relativos às doenças transmitidas pelo mosquito dengue. O primeiro Lira – Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti do ano, apontou índice de 6,3%, o que coloca a cidade em risco de epidemia.

De acordo comos dados, 445 imóveis foram visitados pelos agentes de combate às endemias, sendo que nestas visitas. O índice deu elevado e já era esperado, principalmente por conta do tempo chuvoso e temperaturas altas. A partir de agora, é preciso muito cuidado e conscientização por parte da população, diz Gustavo Ribeiro.

O bairro com maior índices de infestação é o Jardim Primavera, seguido da região central, Santa Casa, Jardim Curitiba e Vila Guaíra.

Segundo Gustavo, os locais com maior incidência de focos são vasos de flores, bebedouros e pingadeiras, alcançando 67% do total dos focos. Em seguida vem tambores de água parada com 14% e materiais recicláveis, como garrafas pets com 7% das infestações.

LIRA – O Lira é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, identificar os criadouros predominantes e a situação de infestação do município.

O índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%, situação de alerta quando fica entre 1% e 3,9% e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.

A maior parte dos focos foram encontrados dentro dos imóveis. Os locais que lideram o número de criadouros do Aedes aegypti são os tambores, entre outros reservatórios, como baldes e latões. Também foram encontrados focos nas caixas d’água, piscinas, ralos, vasos sanitários em desuso, bebedouros de animais, vasos de plantas e lixo.

Ações intensificadas – A Secretaria Municipal da Saúde informou que tem intensificado as ações de combate ao mosquito e de alerta à população quanto aos cuidados que evitam a transmissão.

O trabalho de conscientização continua sendo realizado pelos agentes comunitários de saúde em conjunto com os agentes de combate a endemias. O setor orienta a população que receba bem os agentes e siga as orientações dadas por eles.